Notícias
DNIT participa de Congresso sobre desafios e perspectivas das ferrovias
Diretor de Infraestrutura Ferroviária (DIF), Mário Dirani, é um dos palestrantes do I Congresso Metroferroviário Brasileiro, realizado em São Paulo
Publicado em
08/11/2012 11h41
Atualizado em
25/05/2015 07h49
Diretor de Infraestrutura Ferroviária (DIF), Mário Dirani, é um dos palestrantes do I Congresso Metroferroviário Brasileiro, realizado em São Paulo
“Planejamento Ferroviário: os novos projetos e investimentos para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil” é o painel desta quinta-feira (08/11), que conta com a participação do diretor do DNIT, Mário Dirani. O Congresso, que acontece paralelamente à 15ª Feira de Negócios nos Trilhos, na cidade de São Paulo, tem como objetivo reunir autoridades do governo e especialistas para debater as necessidades, desafios e perspectivas do setor ferroviário para os próximos anos. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, fez a abertura da 15ª Feira.
Um dos assuntos abordados por Dirani refere-se ao Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas (Prosefer). O programa está sendo implementado a partir de um mapeamento de conflitos entre o tráfego urbano e o tráfego de trens, realizado em 17 corredores ferroviários do país, envolvendo cerca de 15 mil quilômetros de vias. O estudo apontou a necessidade de intervenções prioritárias em 122 pontos urbanos, informa Dirani. Para solucionar os conflitos detectados estão previstos investimentos de R$ 7 bilhões, até 2023.
O diretor discute, ainda, as ações do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, previstos para o setor e a gestão do patrimônio ferroviário pertencente à Rede Ferroviária Federal - RFFSA, que foi transferido ao DNIT após o processo de privatização. O Congresso é promovido pelas principais entidades do setor.
08/11/2012
Assessoria de Imprensa/DNIT