Notícias
DNIT inicia debates da 4ª Semana do Planejamento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início, nesta segunda-feira (28), à 4ª Semana do Planejamento, evento que discute temas relevantes para área de infraestrutura em palestras e debates que contam com a participação de técnicos da autarquia, de instituições governamentais das áreas federal, estadual e municipal, de órgãos de representação, bem como da iniciativa privada. As atividades prosseguem até o dia 31.
Neste ano, são abordados os seguintes temas: Planejamento e Programas de Infraestrutura; Ações de Desapropriação e Reassentamento; Meio Ambiente; Inovações, Tecnologias e Soluções de TI aplicadas aos transportes; Estudos, Projetos e Estruturação; Segurança Viária; Modelos e Simulação para fins de planejamento; Manutenção de Infraestrutura; Building Information Modeling – BIM e Inteligência da informação no setor de transportes.
Ao iniciar os trabalhos, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, destacou a importância das ações da área de planejamento e sua ampla utilização, não só pela própria autarquia, como também pela Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, outros órgãos federais, estaduais e municipais, e pela iniciativa privada. Lembrou a extensa aplicação do Sicro – o sistema de custos referenciais elaborado pelo DNIT, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, que oferece informações estruturantes.
Rodrigues de Mello citou ainda o Plano Nacional de Contagem de Tráfego - PNCT, "um dos pontapés iniciais do planejamento realizado pela autarquia", usado também por diversas entidades e em estudos de concessão. Outros programas, classificados como fundamentais, também foram mencionados, como o Sistema de Gerenciamento de Ativos, ProFaixa, EVTEAs e a elaboração de uma carteira de projetos.
Em seguida, o diretor de Planejamento e Pesquisa substituto, Bruno Vendramini, apresentou a Visão gerencial do status da implementação da metodologia BIM no DNIT e seus pontos mais relevantes. Observou que o BIM não está restrito ao Programa de manutenção, recuperação e reabilitação de Obras de Arte Especiais OAEs – PROARTE, acrescentando que há avanços da metodologia nos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e em projetos aquaviários.
Logo após, Maura Asakawa falou sobre a importância do Anteprojeto de OAEs e Pedro Guilherme Chaves abordou o tema Caderno de Requisitos Técnicos BIM. Dois anos após a realização da 3ª Semana do Planejamento, as atividades estão sendo retomadas na forma híbrida, presencialmente, no auditório da sede do DNIT , com transmissão simultânea pelo canal da autarquia no Youtube. Todo o material e apresentações são disponibilizados no canal do DNIT no Youtube.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT