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DNIT inicia campanha de dragagem do rio Madeira, no Amazonas e em Rondônia
Para aumentar a confiabilidade da navegação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), iniciou no dia 15 de abril a campanha de dragagem para a manutenção do rio Madeira, localizado no Amazonas e em Rondônia. O serviço é realizado como solução para a limpeza e remoção de sedimentos do fundo de rios, mares e canais. O serviço tem previsão de duração de 60 dias, sendo concluído no mês de junho.
A ideia é dragar por volta de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos em oito pontos críticos, que são locais onde existe potencial de restrições para a navegação no período de estiagem por falta de profundidade adequada. Os locais que devem ser dragados são: Cojubim, Curicacas, Salomão, Costa Primavera, Cintra, Miriti, Santa Cruz e Manicoré. O cronograma seguirá os levantamentos hidrográficos pré-dragagem para quantificar os volumes e o local exato da intervenção a ser realizada.
Importância – O serviço de dragagem é importante para a hidrovia porque aumenta a confiança para navegar, que pode ser traduzido como o tempo que a via permite o tráfego dos comboios (balsas movidas por um empurrador) com um determinado calado (profundidade). Quanto maior o calado, mais carga a embarcação transporta. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em janeiro e fevereiro deste ano o rio Madeira movimentou 1,6 milhão de toneladas de carga, um crescimento de 1,75% em relação ao mesmo período de 2022.