Notícias
INFRAESTRUTURA
DNIT finaliza obras nas Variantes de Frios e de Umirim, no Ceará
Ótima notícia para o Estado do Ceará. O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), finalizou os serviços de implantação dos novos traçados, chamados de variantes, da BR-222/CE, na localidade de Frios, no município de São Luís do Curu, assim como no município de Umirim. As obras estão concluídas e o tráfego foi liberado aos motoristas.
Conhecidas como Variantes de Frios e de Umirim, as obras eram aguardadas pelos cearenses e estavam paradas desde 2016. A ordem para o reinício dos serviços foi realizada em fevereiro de 2021, em mais uma ação da atual gestão para focar na conclusão de obras paralisadas no estado.
Com um investimento superior a R$ 16 milhões, o contrato assinado previa a contratação de empresa para a execução das obras remanescentes de restauração e melhoramentos da rodovia federal, entre o km 64 e o km 122, incluindo a conclusão das duas variantes, onde estavam concentrados os maiores volumes de serviços a serem executados.
Na Variante de Frios, entre o km 82 e o km 83, destaca-se a eliminação de um trecho sinuoso, com curvas bastante acentuadas, além da passagem de nível com uma ferrovia existente no local. Houve ainda a conclusão da superestrutura do viaduto sobre a linha férrea e da terraplenagem com volume mais considerável, tendo em vista a execução dos encontros com o viaduto e a ponte sobre o riacho dos Frios já executada, além da consequente pavimentação e revestimento.
Já para a Variante de Umirim, em um trecho de cinco quilômetros situado entre o km 87 e o km 92, foi realizada a finalização das camadas de revestimento betuminoso e de recuperação de parte do pavimento que havia sofrido deterioração em pontos localizados em áreas específicas.
Com essas ações, o tráfego de passagem, que anteriormente conflitava com o conglomerado urbano do município, finalmente poderá ser redirecionado, garantindo, assim, com a Variante de Frios, maior segurança viária e melhor trafegabilidade na ligação Fortaleza-Sobral.
Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT