Notícias
DNIT exibe novo modelo de gestão
Foi realizado nesta quinta-feira (23), no auditório térreo do edifício sede, o “Café com Business Intelligence-BI”, encontro que teve o propósito de inaugurar uma nova fase de utilização da tecnologia em favor da Governança Corporativa do DNIT, por meio da gestão da informação. Este foi o segundo Café com BI promovido pelo DNIT: no primeiro, foi apresentado o projeto de implantação do escritório de BI; neste segundo, discutiu-se o andamento do projeto.
De acordo com o Diretor-Geral Substituto, Tarcísio Gomes de Freitas, a implementação da política de infraestrutura do Sistema Nacional de Viação compreende a operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante a construção de novas vias e terminais. “Para isso, a gestão de contratos finalísticos, como processo de negócio, é vital para a consecução da cadeia de valor da Autarquia", destacou. A partir da criação da Assessoria em Gestão da Informação e Processos - AGIP, acrescentou, o DNIT conseguiu estruturar uma área responsável por tratar e armazenar a informação que alimenta diversos sistemas da Autarquia.
É o caso do SIM / DNIT – Sistema de Informações e Monitoramento do DNIT. Fundamentado nos conceitos de BI, é um software composto por painéis de informações sobre as obras rodoviárias que permite um acompanhamento das atividades na malha viária do Brasil, fornecendo suporte à tomada de decisão do corpo diretor da Autarquia. O programa é um espaço tecnológico que permite o acesso ao banco de dados do ambiente de gestão de conteúdos corporativos do DNIT, que vai desde a execução orçamentária e financeira à situação dos contratos de obras e estatísticas de tráfego nas rodovias.
“Acreditamos que a evolução e expansão do BI no DNIT seja um dos pontos fundamentais para uma completa mudança no paradigma de gestão da Autarquia, com maior transparência e eficiência ”, concluiu o Diretor-Geral Substituto.
23/10/2014
Assessoria de Imprensa/DNIT