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DNIT e Universidade Federal do Pará discutem projeto de derrocamento dos Pedrais do Lourenço
A obra vai melhorar a navegação na Hidrovia do Tocantins
Técnicos do DNIT e da Universidade Federal do Pará - UFPA se reuniram na manhã desta terça-feira (18) para dar continuidade às discussões de questões técnicas relacionadas ao detalhamento do projeto básico de engenharia do derrocamento dos Pedrais do Lourenço, no rio Tocantins, no Pará. Localizado entre a Ilha da Bogeia (km 350) e a Vila de Santa Teresinha do Taruí (km 393), o empreendimento vai melhorar a navegação na Hidrovia do Tocantins, permitindo o tráfego de navios com capacidade de carga de até 19 mil toneladas.
Com as eclusas de Tucuruí, que serão concluídas em setembro, as obras de eliminação do conjunto de pedras vão melhorar a navegabilidade na hidrovia, possibilitando a navegação em aproximadamente 500 quilômetros, desde Vila do Conde até Marabá.
Desde a conclusão da segunda fase da Hidrelétrica de Tucuruí, em 2006, os níveis do reservatório da barragem têm variado muito, apresentando riscos à navegação nesse trecho, devido ao afloramento rochoso. As obras de derrocamento são essenciais, considerando-se a atual demanda e a perspectiva de crescimento do transporte fluvial. Após a análise técnica e a aprovação da planilha de custos, o DNIT vai lançar o edital de licitação para contratação da execução dos serviços.
18/05/2010
Assessoria de Imprensa / DNIT