Notícias
DNIT celebra Maio Amarelo com doação de sangue
Servidores e colaboradores do Edifício Sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, reservaram a manhã desta terça-feira, 23 de maio, para doar sangue e salvar vidas.
A ação é em apoio ao Movimento Maio Amarelo, uma mobilização internacional de sensibilização para a redução do número de acidentes de trânsito. Pela primeira vez, a Autarquia, em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília, elaborou uma campanha para aumentar o estoque de bolsas de sangue na Capital Federal.
“Essa é mais uma ação de preservação de vidas e incentivo à segurança no trânsito. Aproveitamos o Maio Amarelo para replicar essa campanha de doação de sangue para o Brasil inteiro. É importante que os órgãos de trânsito deem o exemplo”, defendeu o Diretor-Geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira. Além da campanha de doação de sangue, estão sendo promovidas ações educativas na Sede do DNIT e nas unidades regionais existentes em todo o país.
A administradora Alessandra de Pádua foi uma das servidoras que foi ao Hemocentro e saiu da sala de coleta feliz da vida. “Eu já tentei doar por três vezes, mas nunca havia conseguido por estar com pressão baixa. Hoje deu certo. Tomara que eu consiga salvar muitas vidas! A gente se sente tão grata, estou feliz da vida”, comemorou.
Na comitiva do DNIT houve espaço para novatos e veteranos que, inclusive, aconselharam as demais pessoas a doar. “ Não dói nada, a agulha é um pouco grande, mas as profissionais são extremamente treinadas, não senti nada. Vale muito a pena ajudar as pessoas”, afirmou a agente administrativa Luciana Aquino Melo, que possui até carteirinha de doadora regular.
A intenção do Hemocentro é justamente a de possuir mais doadores regulares, principalmente para abastecer o estoque depois que as campanhas terminam. “O maior legado da campanha é a educação que fica para a cultura da doação de sangue”, explicou o Diretor-Executivo do Hemocentro, Jorge Vaz. Atualmente a instituição realiza seis mil transfusões/mês e abastece todos os hospitais públicos do Distrito Federal.
Pensando nisso, o Diretor de Administração de Finanças, Gustavo Adolfo Andrade de Sá, afirmou que existe a intenção de firmar um convênio com o Hemocentro para que as pessoas tenham conhecimento por meio de educação sobre quem pode ser doador. “A ideia é incentivar para que as pessoas doem com frequência e não apenas nas campanhas”.
Todas as pessoas que passaram pelo Hemocentro de Brasília receberam material informativo produzido pelo DNIT sobre o Maio Amarelo, que esse ano tem o tema #MinhaEscolhaFazADiferença. A campanha de doação de sangue junto a servidores e colaboradores do DNIT seguirá até a próxima quinta-feira (25/05).
23.05.2017
ASCOM/DNIT