Notícias
Educação
DNIT assina acordo de cooperação técnica com Senatran na abertura da Semana Nacional de Trânsito
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou nesta sexta-feira (17) da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 com o tema: no trânsito, sua responsabilidade salva vidas! Na ocasião, foi firmado um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), assinado pelo Coordenador-Geral de Operações Rodoviárias do DNIT, Bráulio Borba Júnior. O objetivo é aprimorar o programa Conexão DNIT por meio de estudos e pesquisas.
O acordo, visa ainda, o desenvolvimento de outros programas, projetos e ações permanentes e autossustentáveis para consolidar as práticas dos dois órgãos, e também, desenvolver ferramentas para a organização e difusão dessas práticas. Participaram do evento membros de diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito como, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério do Desenvolvimento Regional, entre outros.
O Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Péricles Tadeu da Costa Bezerra, ressaltou a importância da formação dos cidadãos para o trânsito, não só de condutores, mas de jovens responsáveis quando da obtenção de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo o tema: trânsito de forma transversal desde a educação básica.
Já o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, destacou a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e a aprovação da minuta de resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cuja premissa básica é salvar vidas, reduzindo o número de mortes em pelo menos 50% até 2028. O novo Pnatrans está alinhado à Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, definida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa salvar 86 mil vidas.
Segundo o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apenas 5% dos acidentes ocorridos no trânsito são causados por falhas do veículo, outros 5% por infraestrutura ruim e 90% por falhas humanas. Por isso, a necessidade e importância de cada um ter responsabilidade com as regras de trânsito. “O comportamento de todos pode sim, valorizar a vida”, afirmou o secretário.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT