Notícias
Educação
DNIT alerta que álcool e direção não combinam
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que o uso de substâncias psicoativas pode alterar percepções, comportamentos, reduzir a atenção e prejudicar a aptidão do condutor, tornando a direção veicular insegura. Usar essas substâncias e dirigir é uma escolha que tem efeitos e consequências, e quem opta por isso deve assumir a responsabilidade de seus atos. A segurança é um dos princípios básicos que regem a legislação de trânsito, estabelecendo o CTB que o trânsito em condições seguras é direito de todos e dever dos órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.
Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET, mundialmente, em cerca de 35% a 50% das mortes registradas nas vias constata-se a presença de álcool. A principal causa de morte entre jovens de 16 a 20 anos são os acidentes automobilísticos associados ao álcool. Por essa razão, condutores sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e não utilizar o cinto de segurança, resultando em acidentes mais graves.
A combinação é perigosa. O motorista que une bebida alcoólica e direção põe em risco a própria vida, de passageiros, de outros motoristas, pedestres e ciclistas.
Se for dirigir, não beba
Mesmo que os efeitos da embriaguez tenham passado, isso não quer dizer que o álcool foi eliminado completamente do organismo.
Segundo os especialistas, as técnicas usadas para acelerar a eliminação do álcool, como ingerir café, tomar aspirina ou um banho gelado não funcionam. Além disso, o tempo de eliminação do álcool do sangue varia de acordo com características como peso, idade, sexo e estado físico.
Então, quando for sair e beber, o ideal é planejar-se com antecedência, e usar outros métodos de locomoção, como transporte público, táxi, aplicativos de carro particular ou escolher um amigo que não irá beber para ser o motorista.
No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT