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RETROSPECTIVA 2021
Diretoria Executiva do DNIT consolida suas ações em 2021
Em 2021, a Diretoria Executiva do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) atuou para atingir os objetivos organizacionais propostos para a área, promovendo boas práticas de governança, estratégia e gestão de riscos.
Entre as ações executadas este ano está o Programa de Gestão de Demandas (PGD) da Autarquia. Normatizado pela Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, o PGD teve início em abril de 2021 e tem como objetivo otimizar as entregas do serviço público, focando em resultados, aperfeiçoamento dos princípios da administração pública, como a eficiência, aliado ao aprimoramento da gestão de pessoas e da qualidade de vida dos servidores. Em 2021, o programa totalizava 782 servidores, cerca de 28,83% do corpo funcional.
A Diretoria implementou, também, o Comitê de Riscos, que assegura a execução do Planejamento Estratégico e a Gestão Orçamentária. Relacionado ao controle interno, o Comitê avalia riscos organizacionais e monitora a eficácia nos cálculos, apurando medidas e apresentando resultados logísticos. O Comitê é formado por representantes das diretorias e das instâncias de integridade, sendo presidido pela Diretoria Executiva.
Em 2021, o Relatório de Gestão do DNIT foi aperfeiçoado para atender às exigências recentes do Tribunal de Contas da União. Foi criada uma nova área no site da instituição para que cidadãos e órgãos de controle possam navegar com mais dinamicidade pelos dados do relatório, de acordo com as suas preferências. O relatório é uma exigência feita pelo TCU aos responsáveis pela gestão de recursos públicos e deve ser publicado anualmente com a finalidade de demonstrar de forma clara e objetiva a execução orçamentária, facilitando e incentivando o controle social sobre a execução do orçamento federal.
Outro mecanismo de aperfeiçoamento da governança foi implantado este ano. A ferramenta ERICA (Estudos de Remanejamento, Investimentos e Custeio Aplicados) está sendo utilizada na Autarquia para auxiliar os gestores quanto à execução orçamentária. Por meio do ERICA, é possível acompanhar o planejamento e a execução dos contratos com transparência.
Coordenação-Geral de Comunicação Social