Notícias
Diretor do DNIT recebe reivindicações dos Kayapó no Pará
Em reunião ocorrida na cidade de Novo Progresso, na última sexta-feira (29/01) o Diretor Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot falou com lideranças Kayapó (do subgrupo Mekrangnotire) sobre as obras de pavimentação da BR-163. O foco da conversa foi direcionado às dúvidas dos membros das aldeias sediadas naquele município paraense.
Realizada durante vistoria às obras de pavimentação da BR-163 (de Sinop/MT a Santarém/PA), na sede do Instituto Kabu, a reunião contou ainda com a participação de técnicos da autarquia federal e de especialistas que prestam serviço ao Instituto, criado pelos Kayapó.
Sobre a readequação dos ramais que dão acesso às aldeias Kubenkokre, Pukanú e Bau – principal preocupação dos indígenas, o Diretor informou que engenheiros do DNIT já estão em campo e que o assunto está bem encaminhado. Segundo ele, os serviços dos ramais têm continuidade garantida.
Os Kayapó apresentaram outras reivindicações ao Diretor. Todas relativas ao componente indígena do Programa Básico Ambiental - PBA. É o caso da revisão de planilhas para inclusão de melhorias no Programa, que possibilitem a doação de uma ambulância, a construção de uma Casa de Saúde Indígena e outra de artesanato Kayapó em Novo Progresso.
O Diretor do DNIT, que durante esta semana terá reuniões na sede da FUNAI, prometeu dialogar com todos os órgãos envolvidos na elaboração do PBA. O objetivo do DNIT é apoiar as reivindicações que devem propiciar aos Kayapó a realização de serviços ambientais para mitigar os impactos negativos e otimizar os impactos positivos causados pelas obras na BR-163.
01/02/2010
Assessoria de Imprensa/DNIT