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Conclusão das obras em Tucuruí está prevista para junho deste ano
Último elemento de uma das portas da Eclusa 2 já foi instalado
O último elemento da porta mitra de jusante da Eclusa 2 de Tucuruí foi instalado na última semana. Esse é mais um passo importante para a conclusão da montagem, prevista para ocorrer em março deste ano. O empreendimento que vai vencer os 74 metros de desnível provocado pela construção da Usina Hidrelétrica e, assim, restabelecer a navegabilidade no Rio Tocantins, impressiona pelas dimensões e pelo peso. Na Eclusa 2, a Porta Mitra de Jusante (saída) pesa 1.739 toneladas, e mede 41m de altura por 34m de largura. Já a Comporta Guilhotina de Montante (entrada) pesa 142 toneladas, têm 7 m de altura e a mesma largura da outra porta. Já na Eclusa 1, a Porta Mitra de Montante (entrada) pesa 812 toneladas, tem 26m de altura e 34m de largura. A comporta Guilhotina de jusante (saída) tem 1.485 toneladas, a mesma largura e 22m de altura.
As obras já têm 93% dos serviços concluídos. A construção das duas eclusas, ligadas por um canal intermediário, com 5,5 quilômetros de extensão, irá restabelecer a navegabilidade no rio Tocantins, interrompida pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A eclusa 1 já tem 95% de execução, o canal intermediário está 99% concluído, e a eclusa 2, 90%.
Para a conclusão do empreendimento, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC –, estão estimados recursos na ordem de R$ 965 milhões. Além do contrato para as obras civis, estão previstas a compra e a instalação dos equipamentos elétricos, fiscalização do projeto e medidas de compensação ambiental. A data prevista de conclusão é junho de 2010.
A construção das eclusas vai permitir o tráfego de comboios transportando até 22 mil toneladas de carga, num trecho de 780 quilômetros entre o porto de Vila do Conde, perto de Marabá/PA e a foz do Rio Araguaia. A região tem intensa produção agropecuária e agro-industrial da região, além de jazidas minerais e outros recursos naturais que podem ser transportados por via fluvial. Entre os exemplos, podem ser citados o minério de ferro, que vem de Marabá, e os grãos vindos do centro oeste do país.
24/02/2010
ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT