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DNIT inicia dragagem do Rio Madeira
Começou a dragagem do Rio Madeira. Numa primeira etapa, o leito do rio será aprofundado em sete pontos críticos. A operação do DNIT começou no dia 17 de agosto pela localidade conhecida como Curicaca, onde está prevista a retirada de mais de 100 mil m³ de sedimentos. Os demais pontos críticos são Papagaio, Cintra, Três Casas, Conceição, Cojubim e Tamanduá, identificados nos estudos técnicos e confirmados pelas companhias de navegação.
Nos próximos cinco anos, serão investidos R$ 68,7 milhões para garantir o calado mínimo de 3,5 metros necessário para a navegação das barcaças que escoam milho e soja do oeste de Mato Grosso para os portos do Arco Norte e também para a movimentação de combustível e carga geral entre Porto Velho e Manaus.
“A obra manterá o transporte pela hidrovia competitivo o ano inteiro”, afirmou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, acrescentando que estes contratos mais longos, “vão assegurar que a Hidrovia opere sem restrições mesmo durante a seca, garantindo condições adequadas de navegabilidade e segurança durante o ano todo”.
Segundo o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura, embora o período de maior intensidade do escoamento da colheita tenha passado, a hidrovia opera o ano inteiro para as barcaças escoarem os grãos que ficam armazenados e voltarem com combustível e carga geral.