Notícias
Educação
Cidadania no trânsito, respeite essa ideia
O trânsito é a utilização das vias, compartilhadas por pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e animais. Para que todos possam ter sua segurança estabelecida é importante uma mútua condução defensiva e atenciosa de todos envolvidos isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. E para que essa segurança aconteça muitos fatores influenciam, como vias e veículos em bom estado e adequadamente sinalizadas, condições climáticas favoráveis e principalmente bons motoristas e pedestres.
Pensando em como facilitar a você cidadão seja pedestre ou motorista, fizemos uma pequena lista de atitudes que refletem a mútua colaboração de todos para um trânsito seguro:
- Dar sinal quando for realizar alteração de direção ou de pista parece uma atitude muito pequena, mas faz muita diferença na segurança dos pedestres, ciclistas e de veículos que estão próximos.
- Diminuir a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestres também é uma atitude que, na maioria das vezes, pode não fazer diferença alguma para o próprio condutor, mas é um sinal de respeito ao pedestre, permitindo que ele se sinta seguro ao atravessar a faixa.
- Pedestre atravesse na faixa, mas antes de tudo sinalize a sua presença. De acordo com o artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada.
- O motorista de veículo de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de cargas atenção para não dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptos, devendo ser observado, que deve ter seu descanso a fim de preservação da sua vida e dos demais que estão em trânsito.
- Motoristas e passageiros utilizar o cinto de segurança.
- Motociclistas use o capacete.
- Atenção a sinalização! O sinal amarelo é de atenção e diminuição da sua velocidade e o vermelho, parada obrigatória.
- A ultrapassagem pode ser feita apenas em locais de sinalização positiva e em segurança.
- Ande na velocidade permitida da via. Atenção ao excesso de velocidade em todo o seu trajeto e principalmente em áreas urbanas ou rurais com trânsito de crianças, animais que são menores e de nossa responsabilidade.
Trouxemos algumas atitudes coerentes e de respeito com o próximo que possibilitam um trânsito seguro, e, principalmente, permitem a diminuição dos sinistros e as perdas de vidas.
Juntos, salvamos vidas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT