Notícias
Check list de fim de ano
Fim de ano chegou e antes de pegar a estrada é importante elaborar um guia de viagem contendo a trajetória a ser percorrida, com pontos de paradas de emergência como borracharias e postos de gasolina. Além disso, o veículo deve passar por uma boa revisão. Elas costumam ser realizadas a cada dez mil quilômetros rodados. Isso evita contratempos e gastos desnecessários no percurso e garante segurança ao condutor e passageiros.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) preparou um guia com dicas para que os condutores evitem riscos e gerenciem os problemas que podem acontecer na estrada.
Cheque as lanternas, os freios e calibre os pneus. Dê atenção também à suspensão e amortecedores. O mecânico utiliza um aparelho para conferir o balanceamento e a geometria do veículo.
Verificar o óleo também é importante porque lubrifica as impurezas do motor e garante que as engrenagens funcionem. Por isso é necessário checar o nível do óleo e realizar a troca quando necessário. Verifique também o nível de água do radiador, as luzes do painel e estepe. E tenha um kit com ferramentas.
Crianças de férias
Se for viajar com crianças é obrigatório o uso de dispositivos de segurança apropriados a idade. Crianças menores que dez anos ou que não tenham atingido a altura de 1m45cm deve ser transportada em cadeirinhas ou assentos. O não cumprimento da regra acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e multa por infração gravíssima.
Pets na estrada
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em três artigos (169, 235 e 252) as regras para transporte de animais em veículos. E durante a viagem não é diferente. Seu pet pode viajar em caixa de transporte compatível com o tamanho do animal, usando cinto de segurança peitoral preso ao mecanismo do cinto do próprio veículo; em assento fixo ao banco ou entre a grade de segurança (em diversos formatos e materiais) – indicada para animais de grande porte, geralmente colocada entre o banco traseiro e a parte da frente do carro. Todo esse cuidado com o animal é importante para, além de evitar infrações, impedir que vidas sejam colocadas em risco com freadas bruscas, bloqueio da visão e desvio da atenção do condutor.
Saia de férias com segurança, respeitando o bem-estar coletivo no trânsito.
Juntos salvamos vidas!