Notícias
Cerca de 50% do Lote 1 da BR-235/BA, entre Carira e Boa Sorte, já está asfaltado
Motoristas que transitam pelo Lote 1 da BR-235/BA já podem comemorar os 40 quilômetros asfaltados neste trecho, que tem 79,30 quilômetros de extensão e começa na divisa da Bahia com Sergipe até a cidade de Jeremoabo (BA). O empreendimento é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes.
O asfalto começa na altura da cidade sergipana de Carira e segue até o povoado de Boa Sorte, em Pedro Alexandre. Os 13 primeiros quilômetros já estão com sinais horizontal e vertical definitivos. O restante da estrada asfaltada está no processo de aplicação da sinalização horizontal, que pode ser linhas, marcações, símbolos e legendas pintados sobre o pavimento, e que proporciona mais segurança para os usuários da rodovia.
A imprimação, capa selante de preparação para o asfalto, está sendo executada em cerca de 10 quilômetros, entre o acesso para a cidade de Pedro Alexandre e o povoado de Malhada Nova. Ao transitar pelo Lote 1, o usuário deve ficar atento à sinalização e dirigir com bastante cautela por conta do excesso de poeira.
A empresa responsável pela execução da obra no Lote 1 realiza também a conclusão da demarcação da faixa de domínio com cercas de arame, além da instalação do sistema de drenagem pluvial nos trechos asfaltados e das obras de artes correntes, como, por exemplo, bueiros. Homens executam ainda o serviço de terraplanagem próximo aos povoados de Malhada Nova e Lagoa do Mato.
A obra facilitará o acesso e a integração do litoral sergipano às regiões densamente povoadas do interior do norte-nordeste brasileiro, a exemplo do polo de Juazeiro-Petrolina, a 422 quilômetros da capital sergipana. Os trechos em obras ligam os estados de Sergipe a Pernambuco, passando pelos municípios baianos de Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Canché, Canudos e Uauá até chegar a Juazeiro.
A implantação e pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT.
20/04/2017
ASCOM/DNIT