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BR-116/RS: construção de pontes sobre o rio dos Sinos avança
Os trabalhos de construção das pontes sobre o rio dos Sinos, na BR-116/RS, em São Leopoldo - realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - estão avançando. As duas travessias sobre o canal principal estão 93% concluídas e as duas sobre a várzea, que tiveram os serviços iniciados há cerca de um mês, encontram-se na fase de estaqueamento. Estas quatro pontes integram o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Atualmente, na travessia do sentido Capital-interior sobre o canal principal, estão sendo executados os guarda-corpos e as barreiras centrais ( new jersey ). A estrutura do sentido oposto está na etapa de concretagem da laje superior. Quando estas pontes, cujos serviços foram iniciados em março de 2021, estiverem concluídas, o DNIT irá executar os aterros e as lajes de transição para unir as pontes à pista existente da rodovia.
No caso das transposições sobre a várzea do rio dos Sinos, os trabalhos estão na fase de cravação de estacas. Das 64 estacas que serão cravadas, 33 já foram executadas. Esta etapa deve ser concluída no final deste mês. Após a conclusão das quatro travessias, o DNIT irá focar os trabalhos na implantação da terceira faixa no entorno dessas estruturas.
O complexo – Ao todo, estão sendo construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, que irão duplicar o número de faixas de trânsito de duas para quatro, por pista, na BR-116/RS, no complexo dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.
As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.
Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.
Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT