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BR-101Sul: obras em viaduto avançam no Km 391, em Criciúma/SC
Durante a instalação das vigas, o tráfego de veículos será redefinido para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores
As obras do viaduto de acesso ao cento de Criciúma (SC), no Km 391, avançam neste começo de ano. No lote 28, que se estende de Criciúma a Araranguá (SC), o viaduto com 74 metros de comprimento será a ligação principal da cidade com a BR-101 Sul.
Para que haja a continuidade dos serviços, será necessária a finalização dos desvios no trecho. Durante a instalação das vigas de sustentação da pista elevada do viaduto, o tráfego de veículos será redefinido para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores envolvidos na execução da estrutura.
Segundo a Superintendência Regional do DNIT no estado, a execução das obras do desvio no sentido Sul/Norte do viaduto está bem adiantada e já recebeu as camadas bases para a capa asfáltica. Na pista do desvio de sentido Norte/Sul, são executados trabalhos de aterro no sistema de bueiros.
Passagens inferiores – A conclusão da passagem inferior de acesso à cerâmica Portinari, no Km 392, segue em paralelo ao viaduto de acesso ao cento de Criciúma. A passagem já recebeu a camada asfáltica na cabeceira Norte e ainda terá pavimentação da última da camada asfáltica (CBUQ -cimento betuminoso usinada a quente) na cabeceira Sul. Ela deve ser liberada para o tráfego em fevereiro, caso as condições do clima permitam.
Já a passagem inferior de acesso Sul a Criciúma, no Km 395,7, já está liberada para o tráfego de veículos desde o final de dezembro. A liberação vai facilitar a ligação dos municípios de Criciúma e Forquilhinha (SC) com a rodovia, e também com outras cidades do Sul catarinense. O tráfego sobre o viaduto é feito nos dois sentidos da rodovia, e os usuários podem utilizar as quatro pistas.
Também no final de 2009, o DNIT liberou para o tráfego de veículos o elevado 2, no Km 408, em Maracajá (SC). Com 388 metros de extensão, em conjunto com o elevado do Km 404, com 1.736metros de extensão, servirá como alternativa para escoar o fluxo de veículos em caso de inundações no trecho. Em janeiro e setembro de 2009, as fortes chuvas que caíram no vale de Araranguá, interromperam o tráfego na rodovia, situação que não se repetirá com a utilização dos elevados.
Chuvas na região – As chuvas que caem na região sulcatarinense nesta semana estão reduzindo algumas atividades na duplicação da BR-101 Sul. Trabalhos como terraplenagem e aplicação das camadas asfálticas são prejudicadas pelo acumulo de água. Para que seja aplicada a capa asfáltica sobre a pista, são necessárias 60 horas de sol.
Com as chuvas também ficam prejudicados os trabalhos de limpeza e conservação da rodovia, executados pelo DNIT.
Cuidado – Ao usuário que vai trafegar pela BR-101 Sul, o DNIT pede o máximo de atenção à sinalização e o respeito aos limites de velocidade permitida.
A duplicação em Santa Catarina:
Total:238,5 quilômetros
Lotes: nove de pista e cinco de obras-de-arte (pontes e viadutos)
Obras-de-arte concluídas: 68
Obras-de-arte em execução: 55
Pista duplicada liberada: 141,1 quilômetros
Custo: R$ 1,699 bilhão
Aplicados: R$ 1,088 bilhão (até dezembro de 2009)