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BR-101 Sul: chuvas reduzem intervenções da duplicação no Sul catarinense
Execução de aterros, terraplenagem e aplicação de camada asfáltiva ficaram comprometidas pela umidade excessiva
Publicado em
29/03/2010 12h35
Atualizado em
25/05/2015 07h45
Execução de aterros, terraplenagem e aplicação de camada asfáltiva ficaram comprometidas pela umidade excessiva
As chuvas que estacionaram no Sul catarinense desde a quarta-feira, 24, reduziram as intervenções nas obras de duplicação da BR-101 Sul. A execução de aterros nas cabeceiras de viadutos, terraplenagem e aplicação da camada asfáltica fica comprometida com a umidade excessiva. A execução das Obras-de-Artes Especiais (OAES) também foi reduzida aos trabalhos essenciais.
As chuvas trouxeram problemas para a trafegabilidade, principalmente no trecho da rodovia entre os municípios de Laguna a Tubarão, em Santa Catarina. No km 319, em Laguna, nas obras de execução da Passagem Inferior (PI) de acesso ao bairro Km 37, parte do aterro cedeu a alcançou uma das pistas utilizadas para desvio. O consórcio Blokos – Araguaia – Emparsanco, responsável pelo lote 25, realizou a desobstrução da pista ainda no domingo, 28.
No km 325, em Capivari de Baixo (SC) e no km 335, em Tubarão, uma camada de água se formou na pista, o que trouxe problemas aos motoristas. O trânsito nesses trechos foi normalizado ainda no domingo, com a redução gradativa do volume das chuvas na região.
No lote 28, entre Içara a Maracajá, também no Sul do estado, a obra de recuperação no trecho antigo entre o km 404 ao km 406, sobre o banhado de Maracajá, suportou a quantidade elevada de chuvas na região e não formou lâminas d’água sobre as pistas. Na recuperação das pistas antigas, realizadas entre o final de 2009 e o início deste ano, o consórcio Construcap – Modern – Ferreira Guedes aplicou camadas de até 20 centímetros de capa asfáltica.
Obras no lote 28 – As chuvas no extremo-sul catarinense reduziram as atividades de aplicação da camada asfáltica, no trecho entre o km 406 ao km 401, em Maracajá. Para retornarem a pavimentação asfáltica (CBUQ - cimento betuminoso usinado a quente), é necessário que a base esteja seca, o que é possível depois de 60 horas de sol sobre a pista.
Nas obras de execução de execução da PI de acesso Norte a Maracajá, a chuva interrompeu a instalação das pré-lajes sobre a pista suspensa da passagem.
Com tempo estável, obras são retomadas - Com as condições de clima indicando condições estáveis neste início de semana, as obras de duplicação da BR-101 Sul avançam em todos os lotes catarinenses. A execução das OAEs e aplicação da camada asfáltica são retomadas gradativamente, dentro das possibilidades climáticas peculiares de cada lote da duplicação.
Atenção – Mesmo com céu claro e tempo estável, o usuário da BR-101 Sul deve redobrar a atenção ao trafegar pela rodovia. Com as obras de duplicação aceleradas, operários e equipamentos estão em trânsito freqüentes em todas as frentes de trabalho.
O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pedem o máximo de atenção, principalmente nos desvios no município de Maracajá, no km 410, na entrada da cidade de Tubarão, no km 336, e no trecho de obras entre o km 329 ao km 319, entre Capivari de Baixo e Laguna. Os desvios estão bem sinalizados e identificados, sendo fácil a visualização pelos motoristas.
A duplicação em Santa Catarina:
Total: 238,5 quilômetros
Lotes: nove de pista e cinco de obras-de-arte (pontes e viadutos)
Obras-de-arte concluídas: 80
Obras-de-arte em execução: 42
Pista duplicada liberada: 143,4 quilômetros
Ruas laterais liberadas: 114,4 quilômetros
Custo: R$ 1,6 bilhão
Assessoria de Imprensa/DNIT-SC