Notícias
INFRAESTRUTURA
Atuação do DNIT é destaque em discurso de transmissão de cargo de ministro da Infraestrutura
A cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Infraestrutura, nesta quinta-feira (31), foi marcada por homenagens e destaques para a atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O evento aconteceu no auditório da sede da Autarquia, em Brasília.
Na ocasião, o agora ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas também assinou como último ato documento que autoriza a celebração de convênio entre o DNIT e a Universidade de Brasília (UnB) para a criação da Escola Nacional de Infraestrutura. Quem assume a pasta agora é o analista em Infraestrutura e secretário-executivo na gestão de Freitas, Marcelo Sampaio. “O DNIT é uma casa de engenharia, com muitos mestres. Casa que vem se reinventando. É uma casa de excelência de grandes profissionais. Tem muita gente talentosa na ponta e hoje o padrão DNIT é símbolo de qualidade”, disse Tarcísio ao considerar que a Autarquia fez a diferença para ele.
O engenheiro civil e servidor público de carreira Marcelo Sampaio, que assume o comando do MInfra, é braço direito de Tarcísio desde o primeiro dia da atual gestão como secretário-executivo da pasta. Aos 36 anos, Sampaio se torna o mais jovem ministro da Infraestrutura da história brasileira e o primeiro concursado lotado na pasta a chegar ao mais alto posto da estrutura ministerial.
"Vocês estão diante de dois ministros técnicos e nosso presidente encarou a infraestrutura como agenda de Estado. E hoje no ministério nós temos meritocracia, carreiras ocupando cargos técnicos de tomada de decisão e isso é encarar a infraestrutura de forma séria. Eu sigo tocando o legado de ter a melhor equipe do Ministério da Infraestrutura da história", disse Marcelo Sampaio, em primeiro discurso como ministro da Infraestrutura.
Marcelo Sampaio ingressou no Executivo federal aos 22 anos, como analista de Infraestrutura do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Ministério da Economia. Desde então, passou por quase todos os cargos da estrutura governamental, idealizando e coordenando projetos e ferramentas fundamentais à transparência dos dados e aprimoramento da gestão interna nos órgãos por onde passou: Economia, Transportes/MInfra e Casa Civil da Presidência da República.
Uma das iniciativas que Sampaio coordenou como secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura é o projeto piloto do Governo Federal de adoção da metodologia BIM, de construção inteligente, em todas as etapas de obras de alta complexibilidade do setor público.
Graduado em engenharia e mestre em Planejamento de Transportes com estudos em Avaliação de Vulnerabilidade de Infraestrutura de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB), o novo ministro também tem especialização em Economia do Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT