Notícias
Educação
As festas de fim de ano e os acidentes de trânsito
Mais um ano chega ao fim e com ele a vontade de rever os familiares e amigos para comemorar. Que álcool e direção não combinam todo mundo sabe, mas não custa salientar os malefícios que um motorista embriagado causa no trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde, os sinistros de trânsito são a segunda maior causa de mortes no país. Em 2017, no Brasil, 35,4 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes deste tipo e mais de 180 mil foram internadas.
De acordo com um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), de 2017, a Lei nº 11.705 – mais conhecida como Lei Seca – evitou a morte de quase 41 mil pessoas entre 2008 e 2016. Além de proibir o uso de bebida alcoólica no trânsito, outra medida que a lei traz é a proibição aos estabelecimentos próximos a rodovias federais de venderem bebida alcoólica, estes, podendo sofrer penalidade (multa) e suspensão de direitos no caso de infração desta norma.
Dirigir alcoolizado além de gerar multa gravíssima e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor flagrado dirigindo bêbado, soprando ou não o etilômetro (bafômetro), pode ter sua habilitação suspensa e/ou ser preso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Neste fim de ano faça a sua parte. Se for dirigir, não beba. Ou, se você sabe que a noite será divertida tanto no Natal, quanto no Réveillon, programe-se para pegar carona com o "amigo da vez" ou opte pela utilização de algum serviço de motorista por aplicativo caso venha a fazer uso de bebida alcóolica e preserve vidas.
No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT