Notícias
Agosto é o mês dos pedestres e dos ciclistas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lembra que a preferência nas vias é sempre do pedestre e que obedecer às leis que garantem a fluidez e a segurança no trânsito é dever de todos, inclusive de pedestres e ciclistas.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não atua somente para veículos motorizados, dessa forma, pedestres e ciclistas também têm direitos e deveres. E os condutores têm a responsabilidade de conduzir de forma a evitar acidentes e proteger os mais vulneráveis como assegura o artigo 29 do CTB.
Um dos pilares fundamentais para o condutor garantir a segurança no trânsito é o conhecimento e a aplicação correta das normas e leis de trânsito. Isso inclui a compreensão dos sinais de trânsito e das regras de preferência, obediência dos limites de velocidade, não utilização do celular ao dirigir, entre outros.
Ser um condutor defensivo implica em estar atento aos demais usuários da via, principalmente os mais vulneráveis, ciclistas e pedestres, manter uma distância adequada deles e antecipar possíveis imprevistos.
O condutor que respeita a legislação e protege o menor contribui para a previsibilidade e a ordem no tráfego, reduzindo o risco de colisões e facilitando a convivência com os demais usuários da via.
Paz no trânsito começa por você!