Notícias
Ações do DNIT e de parceiros levam mais segurança e informação para comunidades ribeirinhas do Pará
Durante 20 dias à bordo de um navio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por meio de sua Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), irá navegar por 965,23 quilômetros pelas águas do Pará. A expedição iniciou nesta segunda-feira (6), no município de Santarém, e tem como objetivo sensibilizar as comunidades ribeirinhas sobre navegação segura, meio ambiente e antivandalismo. A ação é realizada em parceria com a Marinha do Brasil.
A diretora da DAQ, Karoline Lemos, esteve com a equipe técnica e realizou nesta segunda-feira (6) uma apresentação sobre as principais ações do DNIT para o desenvolvimento e segurança aquaviária. Com a presença do oficial de Ligação da Marinhado Brasil junto ao DNIT, Omar Sales, a comitiva também visitou a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Santarém. Percorrendo os rios durante a ação, as equipes da Autarquia realizam ainda levantamentos hidrográficos e atualizam as cartas náuticas.
Campanha - A embarcação com a sua equipe técnica irá percorrer 14 cidades, incluindo a capital Belém, levando serviços e informação para a população. Serão realizadas três palestras durante as visitas e explicações sobre segurança. As crianças vão receber material educativo, em especial o jogo interativo Navengando a Amazônia com dicas abordando o uso de salva-vidas, a preservação ambiental, o combate à exploração sexual e sobre a proteção dos motores para evitar escalpelamentos, que é quando o couro cabeludo é arrancado pelo eixo das embarcações.
De acordo com dados da Capitania Fluvial de Santarém, da Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes com Escalpelamento e da Marinha do Brasil, o escalpelamento é um dos desafios enfrentados, sendo que no ano de 2021 foram 17 casos, incluindo 1 óbito, e 95% das vítimas são mulheres, sendo 65% crianças com idade entre 9 e 14 anos. Por isso, a Marinha do Brasil juntamente com o DNIT está entregando e instalando de forma gratuita proteção que cobre o eixo dos motores das embarcações. Além disso, os principais problemas enfrentados na navegação são naufrágios, sendo 25% das ocorrências, seguido de queda de pessoas na água, correspondendo a 22%.
A ação conta ainda com a parceria do Governo do Estado do Pará por meio da Secretária de Saúde e das Prefeituras Municipais, além dos Amigos Voluntários do Pará. Todas as atividades e campanha devem seguir até o final deste mês.