Conheça o Programa
Manutenção:
Compreendem serviços comuns, bem definidos e passivos de quantificação segundo as práticas e especificações técnicas correntes. O PROARTE trabalha com a recuperação e/ou manutenção diversas OAEs em todo o país.
Os serviços de manutenção incluem atividades como:
● Limpeza das OAEs;
● Recuperação de seus elementos estruturais;
● Substituição e instalação de juntas de dilatação;
● Instalação de pingadeiras de elastômero;
● Recuperação de drenos;
● Pintura de elementos metálicos;
● Outros serviços que objetivam conservar e preservar os componentes que integram as estruturas.
As estruturas que são contempladas com a execução desses serviços são divididas em lotes, dependendo do número de OAEs existentes em cada Estado/Unidade Local (UL), e serão licitadas por meio da modalidade Pregão Eletrônico por preço unitário.
Reabilitação:
Englobam o reforço e/ou alargamento, ou seja, são procedimentos que necessitam de um projeto executivo para serem realizados.
As obras de reabilitação dividem-se em:
● Reabilitação Estrutural: reforça os componentes das OAEs.
● Reabilitação Funcional: adequa as dimensões das estruturas às necessidades atuais dos usuários.
Essas atividades incluem o aumento da capacidade de carga das OAEs, ampliação das suas proporções para comportar o volume e o tipo de tráfego atuais, entre outras. Elas são precedidas da elaboração de Anteprojetos de Engenharia, sendo posteriormente licitadas por meio do Regime Diferenciado de Contratações, preferencialmente na modalidade Integrada (RDCi).
Critérios para Priorização de OAEs:
Os critérios utilizados para a priorização das OAEs contempladas pelo PROARTE estão descritos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).
Entre as principais informações analisadas estão as características funcionais, estratégicas e operacionais das rodovias onde as estruturas estão situadas.