Planejamento Estratégico Institucional
Principais termos:
Planejamento Estratégico: processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo de determinação dos objetivos e das estratégias de uma organização. O planejamento permite definir o melhor caminho a ser seguido, visando atingir um ou mais objetivos. É a formulação de um plano geral com visão de futuro para a organização, objetivando o crescimento a longo prazo e o alcance de resultados.
Eixos Estratégicos: perspectivas orientadoras que apontam as principais linhas estratégicas da organização, que norteiam os principais temas e objetivos de atuação. Trata-se de uma classificação ampla, que indica as áreas temáticas e estratégicas de atuação, essenciais à organização.
Temas Estratégicos: temas prioritários de atuação, organizam sistematicamente os objetivos da organização.
Objetivos Estratégicos: são os fins a serem perseguidos pela Autarquia para o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão de futuro. Descrevem a finalidade, expressam de forma clara a intenção da organização naquele período. Traduzem os desafios a serem enfrentados e estabelecem os resultados almejados.
Iniciativas Estratégicas: são as ações, os projetos e programas que ajudam a organização a atingir o desempenho desejado. Em linhas gerais, as iniciativas se referem ao conjunto de medidas e ações que devem ser implementadas no curto, médio e longo prazos para assegurar o alcance dos objetivos estabelecidos no mapa estratégico.
Indicadores Estratégicos: são as métricas objetivas que permitem a aferição do desempenho de uma organização. São instrumentos ou ferramentas que traduzem, de forma mensurável (quantitativamente) ou descritível (qualitativamente), um ou mais aspectos da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional o seu acompanhamento, ou seja, permitem a mensuração do resultado planejado.
Metas: projeção futura do resultado esperado para cada indicador. A meta deve ser: a) específica: expressar claramente o que deve ser alcançado, sem ambiguidades; b) mensurável: trazer a medida e o intervalo de tempo para mensuração; c) apropriada: ser relevante para medir os objetivos; d) realista: poder ser alcançada no período previsto e a custo razoável, levando em conta aspectos como contexto econômico, limitações orçamentárias, desempenho anterior; e e) deve ter prazo determinado: no período esperado para seu alcance.