Apresenta-se atualização do Modelo de Governança do DNIT, bem como a revisão das instâncias de implementação e monitoramento da governança, buscando simplificar e adequar o modelo à maturidade atual.
O Modelo de Governança do DNIT está estruturado em 05 (cinco) eixos de gestão: Estratégica, de Riscos, de Pessoas, de Contratações e de Tecnologia da Informação e Comunicação. Cada eixo trata de temas específicos e têm como alvo a otimização dos recursos de modo a aumentar a capacidade de entrega de valor para a sociedade, em termos de serviços e políticas públicas.
Esses eixos têm a gestão de processos de forma transversal, e todos são suportados pelos processos de Comunicação, Transparência e Prestação de Contas.
- O eixo da gestão estratégica abrange o Planejamento Estratégico e a Gestão Orçamentária;
- O eixo de gestão de riscos apresenta o modelo das 03 (três) linhas (COSO). O Modelo das Três Linhas está diretamente relacionado à prática de controles internos, e serve de auxílio na identificação de estruturas e processos que atuam no atingimento dos objetivos estratégicos da Autarquia;
- O eixo de gestão de pessoas abrange o Programa de Gestão de Demandas (PGD), Gestão de Desempenho, Capacitação, Alocação de Recursos e a Gestão de Benefícios e Gestão da Qualidade de Vida (QVT);
- O eixo de gestão de contratações foca os processos de: planejamento da contratação, a seleção dos fornecedores e a gestão do contrato;
- O eixo de gestão de Tecnologia da Informação (TI) trata de Segurança da informação; da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); governança de Dados; gestão de riscos de TI.
Com essa descrição encerramos a figura principal da página que apresenta o Modelo de Governança do DNIT.
Apresenta-se o mapa estratégico do DNIT:
A partir dessa página principal há o acesso ao final, por botões específicos, aos temas: Comitê de Governança, Estratégia e Riscos; Histórico da Governança; Eixos da Governança; Instâncias e Atribuições; Transparência e Prestação de Contas; ERICA, Painel de Medições e por fim, IGG.