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O Plano de Monitoramento Hidroviário (PMH) é o conjunto de atividades que busca monitorar e acompanhar o estado das principais vias navegáveis brasileiras ao longo do ciclo hidrológico pelo período de cinco anos. Esse levantamento de informações do Sistema Aquaviário permite o fornecimento de dados aos usuários e uma previsibilidade na navegação das hidrovias, servindo de entrada e base para a execução dos programas de manutenção e melhoramento do transporte aquaviário (Figura 1).
Figura 1: Forma de execução e benefícios do PMH.
O PMH surgiu com o objetivo de mitigar as dificuldades encontradas na fase de projeto de canais de navegação e no planejamento das atividades de dragagem nos pontos críticos na hidrovia do rio Madeira.
A dinâmica fluvial complexa do rio Madeira com velocidade de deposição de sedimentos superiores aos previstos na fase de projeto impediu a estimativa precisa dos volumes efetivamente dragados na fase de execução e gerou erros de previsão dos volumes a serem dragados o que resultou em constantes modificações no planejamento dos trabalhos. Soma-se a isso, o fato de que antes dos contratos de dragagem não havia acompanhamento batimétrico que permitisse quantificar a magnitude das movimentações do leito na estação de cheia, nos períodos de transição e na estação de seca. Além disso, não havia um histórico dos registros de regularidade e abrangência de dragagens nos rios brasileiros.
Assim surgiu a proposta de concepção do Programa de Monitoramento de Hidrovias para o rio Madeira com levantamentos batimétricos, vazão e nível com regularidade e frequência periódicas abrangendo toda a extensão do rio proporcionando maior segurança no planejamento das intervenções (Figura 2).
Figura 2: Monitoramentos realizados no PMH.
A experiência comprovou que considerar apenas os locais com restrição de calado no período de estiagem não demonstra ser o suficiente para a contratação dos serviços de dragagem. Desta forma, o PMH pode proporcionar uma operação mais eficiente e segura das principais vias navegáveis e fomentar contratações com menor nível de incertezas, com maior eficiência e condizentes com as singularidades de cada uma das vias navegáveis (Figura 3).
Figura 3: Hidrovia do rio Madeira. Fonte: Site DNIT.
o PMH é de extrema importância pois os resultados obtidos (Figura 4) com os monitoramentos garantem a navegação mais segura considerando que:
Figura 4: Resultados obtidos com o PMH (setembro/2022).