Hidrovia do Paraná-Tietê
Hidrovia Paraná - Tietê
A hidrovia Paraná-Tietê consiste em uma das principais vias hidroviárias em funcionamento no país, pois é uma importante via para o escoamento da produção agrícola dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais. É composta pela HN-900 Rio Paraná, entre São Simão (GO) e Itaipu (PR); rio São José dos Dourados, nos primeiros 40 km de jusante; Canal Pereira Barreto; HN-913 Rio Tietê entre a sua foz e a cidade de Anhembi (SP); HN-914 Rio Piracicaba da foz até a ponte da SP 181.
Situada entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, permite a navegação e, consequentemente, o transporte de cargas e passageiros ao longo das HN-900 Rio Paraná e HN-913 Rio Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nas duas hidrovias. A hidrovia Paraná-Tietê possui uma extensão de 2.400 km, sendo 1.600 km na HN-900 Rio Paraná e 800 km na HN-913 Rio Tietê.
A HN-900 Rio Paraná é navegável ao longo de 1.023 km, com largura média de 120 m. Sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a hidrovia se estende entre a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e duas barragens: a da UHE de São Simão, no município goiano de mesmo nome, na HN-400 Rio Parnaíba; e a da UHE de Água Vermelha no rio Grande, em Iturama (MG), no Triângulo Mineiro.
Afluente da HN-900 Rio Paraná, a HN-913 Rio Tietê tem uma extensão navegável de 715 km, com profundidade mínima de 3 m. Essa hidrovia é administrada pelo Governo de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário.
A hidrovia Paraná-Tietê integra um grande sistema de transporte multimodal do Corredor Sudeste de Logística. Possui 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. A entrada em operação dessa hidrovia impulsionou a implantação de 23 polos industriais, 17 polos turísticos e 12 polos de distribuição, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro e conecta áreas de produção aos portos marítimos. No sentido do interior, conecta os principais centros do Mercosul.
Características Gerais
A hidrovia Paraná-Tietê abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, em seus limites se encontram inseridos os territórios de 286 municípios. Entre esses municípios vale destacar as cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Três Lagoas (MS) e Araguari (MG), como os principais centros urbanos.
O sistema formado pelas duas hidrovias tem 8 eclusas em funcionamento, sendo 6 na HN-913 Rio Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhadava e Três Irmãos. Todas têm 142 m de comprimento e 12 m de largura, com profundidades entre 3 e 4 m. As outras eclusas estão localizadas na HN-900 Rio Paraná: Jupiá, em Castilho (SP) e Porto Primavera, em Rosana (SP). Essas duas têm 210 m de comprimento, 17 m de largura e 4 m de profundidade.
Essa estrutura permite a navegabilidade: na HN-914 Rio Piracicaba desde o encontro com a HN-913 Rio Tietê até 22 km a montante; ainda nessa hidrovia, desde a cidade paulista de Conchas (SP) até o encontro com a HN-900 Rio Paraná, numa extensão de 554 km; na HN-400 Rio Parnaíba, desde a base da barragem da Usina de São Simão (GO) até ao encontro com a HN-900 Rio Paraná, numa extensão de 180 km; na HN-915* Rio Grande PR, desde a base da barragem da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha até o encontro da HN-915* Rio Grande PR com a HN-900 Rio Paraná, numa extensão de 59 km; na HN-900 Rio Paraná, desde o encontro das HN-915* Rio Grande e HN-400 Rio Parnaíba até a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, numa extensão de 800 km; no canal Pereira Barreto, que liga a barragem Três Irmãos da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, da HN-913 Rio Tietê ao rio São José dos Dourados, afluente da margem esquerda da HN-900 Rio Paraná, no Estado de São Paulo, numa extensão de 53 km.
As condições físicas de navegação são inadequadas nas HN-913 Rio Tietê, a montante de Salto (SP), e na HN-914 Rio Piracicaba, a montante da cidade de Piracicaba (SP) devido, principalmente, aos inúmeros obstáculos naturais e pequenas dimensões do canal. As HN-908 Rio Paranapanema e HN-400 Rio Parnaíba possuem uma série de barragens implantadas, todas sem eclusas e com desníveis de cerca de 40 m. E as HN-904* Rio Amambaí, o rio Anhanduí, HN-905* Rio Ivaí e HN-906 Rio Ivinheíma possuem pequenas dimensões do canal e têm potencial de navegação apenas para pequenas embarcações.
O DNIT divide a HN-900 Rio Paraná em 4 trechos. O trecho 1 está situado entre a UHE de Itaipu e a entrada do canal de navegação, sob a rodoviária de Guaíra (PR), e apresenta profundidades que variam entre 10 m e 190 m, com extensão de 170 km. O trecho 2, com extensão de 245 km, estende-se desde o canal de navegação sob a ponte rodoviária de Guaíra (PR) até a barragem da UHE de Porto Primavera. O trecho 3, com extensão de 270 km, está situado em sua totalidade no reservatório da UHE de Porto Primavera. O trecho 4, com extensão de 225 km, apresenta boas condições de navegação desde a foz do Rio São José dos Dourados até São Simão (GO), com percurso de 55 km na HN-900 Rio Paraná e 170 km na HN-400 Rio Parnaíba. A HN-900 Rio Paraná suporta comboios de 200 m de comprimento, 16 m de boca e 3,7 m de calado. Já na HN-913 Rio Tietê o comboio-tipo tem 137 m de comprimento, 11 m de boca e 2,7 m de calado.
Abrangência: 286 Municípios em SP, PR, MS, GO e MG
Extensão navegável: 2.400 km
Largura média: 120 m
Principais cargas: Produtos agrícolas.
Localização: