Intervenção em Hidrovias
As hidrovias nacionais possuem um papel fundamental para escoamento de mercadorias (commodities), principalmente no norte do país. Por meio de iniciativas voltadas à elas, o DNIT se compromete com desenvolvimento hidroviário, incentivando o transporte intermodal e garantindo aos usuários um cenário de confiabilidade na navegação.
As intervenções em hidrovias abrangem três processos: derrocamento, dragagem e desobstrução. Cada uma dessas é necessária em situações distintas mas todas possuem o mesmo objetivo de manter e potencializar a qualidade de navegação das hidrovias por todo país.
Conheça cada uma delas:
Derrocamento
Pedral do Lourenço - PA
Derrocamento é o processo de retirada ou destruição de rochas submersas, que impedem a plena navegação. Essa obras readequam o canal de acesso e a bacia de evolução do local.
Um exemplo dessa intervenção é o derrocamento do Pedral do Lourenço, trecho de 43 km de extensão, localizado entre a Ilha do Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri na HN-200 Rio Tocantins (PA). Esse empreendimento iniciado em 2014 tem como objetivo restabelecer a navegabilidade e favorecer o escoamento da produção mineral, agrícola e da pecuária do local.
Esse empreendimento representa mais um passo em direção à mudança na matriz de transportes brasileira pois o transporte hidroviário é o mais econômico e sustentável, já que reduz custos e diminui a emissão de poluentes ao retirar as carretas das rodovias contribuindo, assim, para o aumento da competitividade do produto brasileiro no exterior.
Dragagem
Dragagem do Rio Madeira - AM
Dragagem é uma técnica de engenharia que consiste na limpeza e remoção de material do fundo de rios, lagos, mares, baías e canais, para fins de implantação, melhoramento ou manutenção da hidrovia. Esse procedimento é uma necessidade rotineira pois a sedimentação gradualmente preenche canais e portos, frequentemente se concentra em manter ou aumentar a profundidade dos canais de navegação, ancoradouros ou áreas de atracação para garantir a passagem segura de barcos e navios. Além disso, tem como objetivo a remoção de uma camada superficial de sedimentos contaminados por compostos orgânicos e inorgânicos, sem que haja a ressuspensão desses contaminantes.
A dragagem da HN-117 Rio Madeira, em Porto Velho (RO), é um exemplo da aplicação dessa solução, sendo esta uma das principais passagens logísticas do país onde ocorre o escoamento de produção agrícola, principalmente de soja e milho provenientes dos estados do Mato Grosso e Rondônia, e também de insumos como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho (RO) e Manaus (AM), além de alimentos e produtos da Zona Franca de Manaus.
Dessa forma, a intervenção nesse local contribui para o escoamento de produtos das regiões Norte e Centro-Oeste do país e tem como objetivo assegurar a fluidez e um maior carregamento dos comboios, mantendo a capacidade de carga das barcaças compatível com o planejamento de transporte das empresas mesmo no período de estiagem, isso minimiza a migração de cargas para outros modais de transporte mais onerosos e favorece a redução do custo de frete.
Desobstrução
Desobstrução do Rio Mearim - MA
Desobstrução consiste em retirar materiais presentes na hidrovia que podem dificultar ou impedir a navegação. Essa intervenção visa facilitar o acesso, além de contribuir para o desenvolvimento das atividades econômicas e turísticas nas regiões prejudicadas pelo bloqueio do rio. Como exemplo, tem-se a desobstrução da HN-302 Rio Mearim, no estado do Maranhão, onde é realizado de forma periódica o desbloqueio de seus canais navegáveis.
A liberação da via fluvial é essencial para a população ribeirinha que utiliza o modo aquaviário para transportar os alunos da rede pública e para pronto atendimento hospitalar com os programas federais “Lancha-Escolar” e “Ambulancha”.
Para mais informações sobre as hidrovias administradas pela DAQ, clique aqui.