Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS
Conforme definição prevista na Portaria nº 8.678/2021 da SEGES/ME, o PLS é um instrumento de governança, vinculado ao planejamento estratégico do órgão ou entidade, ou instrumento equivalente, e às leis orçamentárias, que estabelece a estratégia das contratações e da logística no âmbito do órgão ou entidade, considerando objetivos e ações referentes a critérios e a práticas de sustentabilidade, nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural. Confira o PLS da Sede e das Superintendências do DNIT.
Em 2023, com a publicação da Portaria 5.376/2023 SEGES/MGI, foi instituído o Caderno de Logística do PLS pela SEGES/MGI, o qual apresenta modelo de referência para a elaboração, implantação, monitoramento e avaliação do Plano Diretor de Logística Sustentável a ser utilizado pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Conforme a metodologia de construção do PLS, a elaboração de Matriz com Diretrizes Orientativas para o PLS é etapa essencial e obrigatória. Este documento define as situações problema existentes de cada um dos Temas do PLS relativas aos 6 Eixos pré estabelecidos pelo Caderno de Logística do PLS. A partir destas situações problema são definidos objetivos, linhas de ação e indicadores, para os quais o PLS definirão metas e plano de ação, promovendo a convergência de esforços e de uso dos recursos disponíveis.
Matriz de Diretrizes Orientativas do PLS DNIT 2024-2025