Notícias
Aprovado o Plano de Ação da Comissão de Gênero do Ministério da Defesa
Brasília, 18/05/2015 – Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) o Plano de Ação 2015 da Comissão de Gênero do Ministério da Defesa (CGMD). Aprovado pela Portaria nº 1.082, o documento tem o objetivo de orientar a atuação da pasta na efetivação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.
Outra finalidade é capacitar os servidores e dirigentes do órgão, contribuindo para articulação e atuação em espaços institucionais que tratem de políticas para as mulheres.
Com a aprovação do Plano de Ação, a Defesa, por meio de um grupo de trabalho, poderá implementar ações como desenvolver projeto de pesquisa de diagnóstico de gênero; contribuir para a participação do Ministério da Defesa na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e no Seminário de Gênero da Unasul; além de criar área específica no site da pasta sobre o assunto.
[leiatambem]
Os integrantes da comissão têm prazo de seis meses para apresentar relatório com ações que devem alcançar resultados esperados. O documento que será apresentado pelo comitê com propostas a serem realizadas nos próximos quatro anos, iniciando em 2016 e finalizando em 2019. Todas as sugestões e demandas encaminhadas ao Ministério da Defesa e a outros ministérios e instituições serão oficializadas pelo chefia de Gabinete do MD.
Comissão de Gênero
A Comissão de Gênero do Ministério da Defesa foi instaurada em setembro de 2013 com a finalidade de estudar e sugerir planos que efetivam os direitos das mulheres e igualdade nas Forças Armadas, e no próprio ministério.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071