Notícias
23/01/2011 - DEFESA - Nordeste brasileiro recebe universitários de vários cantos do Brasil
Nordeste brasileiro recebe universitários de vários cantos do Brasil
Natal, 23 de janeiro de 2011 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline, participaram na manhã deste domingo (23) da abertura oficial da “Operação Seridó” do Projeto Rondon, no Centro de Convenções de Natal. A operação acontece em 20 municípios do estado.
Até o dia 7 de fevereiro, 400 universitários voluntários levarão ações de cidadania e bem estar a municípios carentes de Natal. A ideia do projeto também é contribuir para o desenvolvimento do estudante, levando os jovens de um canto a outro do País, onde poderão ter contato com diferentes culturas e costumes brasileiros. “Na operação Seridó tem várias universidades do Sul, o que faz uma integração nacional importante, pois, divulga os equívocos que eventualmente o Sul tenha em relação ao nordeste”, disse o ministro Jobim.
Esse será o caso dos oito estudantes que formam a equipe da Universidade Federal de Santa Maria (RS), eles vão desenvolver projetos ligados a cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde no município de Itajá (RN). “O proj
eto Rondon dá essa oportunidade de ajudarmos o próximo e nos sentirmos úteis”, declarou a estudante de fisioterapia, Carline Letícia Marcon.
“É também uma forma de pagarmos, não por obrigação, mas com amor, o estudo que o governo nos deu”, completa a aluna de enfermagem, Sandra Biasuz, de 20 anos, que faz parte da equipe multidisciplinar que atuará em Itajá.
Segundo as estudantes, antes de chegar a esse momento, a equipe pesquisou os hábitos, costumes e principais problemas enfrentados pelo município, além disso, alguns meses antes do início da operação os professores da equipe realizaram uma viagem percussora ao município para conhecer de perto os problemas enfrentados. “Com certeza é uma realidade que não conheço. Há uma distância de cultura, diferença de clima, de alimentação. Enfim, vamos lá com a mesma expectativa que eles estão nos esperando”, disse Carline.
Em Itajá, um dos trabalhos que o grupo de Carline e Sandra vai desenvolver é a oficina “Entre uma respiração e outra”. De acordo com elas, a pesquisa feita anteriormente apontou um alto índice de trabalhadores da fábrica de cerâmica da região com doenças respiratórias. A oficina abordará diversas questões ligadas à prevenção das doenças. O trabalho, segundo as alunas, também será de conscientização dos agentes de saúde e dos próprios trabalhadores da importância do uso regular de equipamentos para proteção individual.
Na cerimônia de abertura da operação Seridó, alguns prefeitos de municípios que serão visitados pelos rondonistas, durante quinze dias, foram recepcionar os voluntários. A governadora Rosalba Ciarline vibrou com o retorno do projeto, relançado pelo governo federal em 2005, e felicitou os estudantes. “É muito bom que esse projeto tenha voltado. O Brasil precisa se integrar. Tanto pelo conhecimento, quanto pela doação de cada um de vocês. Será algo que ficará marcado em suas vida para sempre”, disse a governadora
Leia mais:
-
No projeto Rondon, alunos contribuem para o combate à dengue
-
Projeto Rondon: inclusão social, uma lição de vida e de cidadania
-
Alunos e Professores falam de suas experiências no Rondon
-
Rondon realiza operações Carajás e Zabelê no Pará, Piauí e Tocantins
-
Rondon: Sinergia das equipes reforça a missão de servir às comunidades
Reportagem: Roberta Belyse
Fotos: Elio Sales
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 //4071