Notícias
HAITI - Bibi - um dos líderes de gangues mais procurados do Haiti – é desarmado
Assessoria de Comunicação Social do MD
Fonte: Seção de Comunicação Social e Assuntos Civis do Batalhão Haiti
François Daniel, 24 anos, mais conhecido como Bibi, é considerado um dos bandidos mais procurados do Haiti. Líder da gangue de Solinô, bairro central de Porto Príncipe, Bibi depôs as armas, nesta segunda-feira (11/09), às tropas do Batalhão Brasileiro (BRABATT), integrante da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti).
A entrega das armas aconteceu em Solinô - área da grande Bel Air, base de apoio da gangue - foi acompanhada pela imprensa haitiana e agências de notícias internacionais. “A entrega de ‘Bibi’ pode representar um marco no
programa de desarmamento que está se iniciando”, disse o Coronel Paulo Humberto, Comandante do BRABAT.
“Este episódio é uma conseqüência das atividades desenvolvidas pelo Batalhão Brasileiro no bairro. A população está contribuindo para esses feitos, indicando onde estão os bandidos. Há dois dias tivemos a prisão do irmão de ‘Bibi’, a pressão continuou e resultou no acontecimento de hoje”, afirmou o Comandante do BRABAT.
O primeiro integrante do bando a se entregar foi Samuel Batiste, 22 anos. Ele trouxe um revólver erguido sobre a cabeça e foi aplaudido pela multidão que se aglomerava na rua Ti Cheri. Em seguida, Lesly Sasnon, também de 22 anos, entregou às forças de seg
urança do Brasil uma pistola 9mm. O chefe da gangue apareceu alguns minutos depois, cercado por simpatizantes. Muito tenso, ele se dirigiu aos militares brasileiros para saber os detalhes do desarmamento. Logo depois, foi a um casebre próximo e trouxe consigo uma sub-metralhadora. A multidão que se aglomerou nas ruas e nas lajes das residências aplaudiu a deposição das armas pelo bando.
Após a formalização do ato, os bandidos foram levados para o órgão da ONU de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), no Haiti, responsável pelo desarmamento da população haitiana.