Notícias
09/12/2011 - DEFESA - Cadastro de empresas de defesa pode ser integrado ao sistema de informações da Presidência
Cadastro de empresas de defesa pode ser integrado ao sistema de informações da Presidência
Brasília, 9/12/2011 –
Está em estudos a possibilidade de integrar o Sistema de Empresas de Interesse da Defesa Nacional (EIDN) ao Sistema de Informações Georeferenciado da Presidência da República (GEOPR). Com isso, os dados estarão disponíveis a todos os órgãos do governo federal, facilitando demandas do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob).
A novidade foi anunciada ontem (8/12) durante a 8ª Reunião da Secretaria Executiva do Comitê do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob). O sistema deve entrar em operação no início de 2012.
Com a assinatura pela presidenta Dilma Rousseff da Medida Provisória 544, que criou um regime fiscal diferenciado para o setor, surgiu um grande interesse das indústrias em se cadastrar junto ao Mindef. A adesão das empresas ao sistema EIDN será voluntária. O processo inicial de cadastramento será realizado regionalmente pelas unidades militares.
O GEOPR organiza informações com base na localização geográfica. Hoje, dados sobre toda a infraestrutura nacional, incluindo estradas e hidrelétricas, estão abrigados na ferramenta, que funciona como via de mão dupla. Todos os que aderem ao sistema podem alimentá-lo e consultá-lo.
Doutrina
Durante o encontro, o Comitê do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) aprovou a criação de grupos de trabalho ministeriais para debater a atualização da Doutrina Básica de Mobilização Nacional. O documento atual foi criado em 1987, seguindo a antiga Doutrina de Segurança Nacional, e precisa ser adequado às novas prioridades do Estado brasileiro.
O cronograma de trabalho para 2012, aprovado ontem, prevê duas atividades principais: a Operação Amazônia, em agosto, e a Operação Atlântico, em novembro – esta última comandada pela Marinha, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Todos os ministérios participam do sistema, coordenado pelo Ministério da Defesa. Ao Sinamob cabe organizar e empregar todos os recursos disponíveis para enfrentar situações de emergência, como catástrofes naturais, ou de conflito.
A Secretaria Executiva do Comitê é formada por representantes do Ministério da Defesa; Ministério da Justiça; Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Fazenda; Ministério da Integração Nacional; da Casa Civil; do Gabinete de Segurança Institucional; e Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República.
Foto: SO Carlos
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070