Notícias
Projeto de música leva entretenimento a profissionais de saúde
Brasília (DF), 13/09/2020 – Militares que integram banda de música do Projeto Notas do Coração, iniciativa da 4ª Região Militar, estiveram no Hospital Belo Horizonte para proporcionar mais alegria aos profissionais que trabalham naquela instituição de saúde na capital mineira. As apresentações dos músicos proporcionam momentos de descontração e entretenimento em tempos de pandemia.
Descontaminação
Integrantes da Marinha, por meio do Comando Conjunto Leste, desinfectaram os ambientes de trabalho do edifício-sede e do prédio administrativo do Porto do Rio de Janeiro. Durante a ação, dez colaboradores aprenderam a descontaminar as dependências do local.
Já no Amazonas, militares do Comando do 9° Distrito Naval higienizaram o Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental, em Manaus, no Amazonas.
Teste Rápido
Todos os médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros do Ambulatório Naval de Florianópolis fizeram testes rápidos para Covid-19. A iniciativa é da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) e proporciona maior segurança para os militares e civis que trabalham na unidade de saúde, seus familiares e pacientes.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Para inibir a prática de crimes ambientais e orientar a população maranhense quanto à importância da preservação do meio ambiente e do combate às queimadas, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) conscientiza os moradores da capital do Estado. A ação ocorre em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e é desenvolvida no km 14 da BR–135, importante via de acesso a São Luís.
Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 32,5 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 866 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 329 veículos por irregularidades. Volume superior a 29,4 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas 970 máquinas de serraria móvel, tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, mais de R$ 1,3 bilhões foram aplicados em multas e termos de infração.
Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.
Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Por Tenente Tássia, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (
Link1
/
Link2
/
Link3
)
Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o
Flickr
da Operação
Saiba mais:
Militares fazem campanhas de doação de sangue por todo o País
Áreas de grande circulação de pessoas precisam ser higienizadas com frequência
Desmatamento na Amazônia Legal é combatido sem interrupção
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071