Notícias
Programa Calha Norte entrega 57 obras no Amapá
Brasília (DF), 26/07/23
–
C
oordenado pelo Ministério da Defesa, o
Programa Calha Norte (PCN) entregou, no período de 17 a 21 de julho, 57 das 108 obras de infraestrutura vistoriadas no Amapá, que beneficiam cerca de 700 mil pessoas. A previsão para a conclusão de todos os empreendimentos é março de 2024. A iniciativa contribui para
o desenvolvimento sustentável e para a melhoria do padrão de vida das populações, além de fortalecer as atividades econômicas estaduais e municipais.
Entre as obras, estão; reformas de edificações, construção de casas populares, praças, arenas esportivas, passarelas de madeira e de concreto, centros de convivência, feiras cobertas, construção e revitalização de pavimentações. Moradora do município de Santana, a dona de casa, Lucimar de Menezes, ressaltou o quanto a pavimentação de uma ponte melhorou a vida dela e de outros moradores da região, “Eu moro aqui há 35 anos, pensei que sempre fosse viver assim, agora com essa nova ponte podemos carregar uma pessoa que esteja doente, andar com cadeira de rodas, e simplesmente caminhar tranquila sem medo de cair em um buraco”, disse.
Os municípios que estão sendo beneficiados pelo PCN são: Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho, e Vitória do Jari. Além desses, o município de Almerin, no Pará, também teve obra vistoriada.
Além das obras, também foram entregues veículos, equipamentos agrícolas e de construção civil. Para essas melhorias, foram investidos cerca de R$ 270 milhões. Só nos últimos dois anos, o programa celebrou 181 convênios com o estado do Amapá, que somam cerca de R$ 545 milhões de investimentos em políticas públicas.
Ainda no Amapá, na região do Bailique, o PCN facilitou a instalação e a doação de um purificador de água na comunidade de Maranata, o que trouxe solução para o problema da qualidade de água enfrentado pelos moradores da localidade. O servente do posto de saúde e morador local Jacinto Carvalho contou que a água é barrenta e salgada e que isso impacta na rotina diária das famílias. “Eu espero que essa máquina solucione esse problema grave da água, já que promete fazer todo o processo de limpeza, deixando a água já pronta para o consumo. Então, toda a comunidade é grata pela ajuda do Calha Norte”, ressaltou.
Workshops e vistorias – O PCN promoveu, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Amapá, um workshop para capacitar colaboradores das prefeituras e secretarias do governo do estado em governança, gestão e controle de convênios realizados entre o MD e os governos estaduais e municipais. O evento abordou todos os aspectos legais e as etapas envolvidas na celebração dos convênios. Em paralelo, foi instalado um escritório do PCN para esclarecimento de eventuais dúvidas.
Cabe ao Departamento do Programa Calha Norte monitorar a execução dos projetos e a aquisição de bens, assim como verificar se os recursos estão sendo aplicados conforme a finalidade aprovada. Por essa razão, todas as obras foram vistoriadas presencialmente, por 12 equipes multidisciplinares, compostas por militares e civis das áreas de engenharia, arquitetura e finanças.
Por Laís Dornelas
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071