Notícias
Ordem do Dia
O Ministério da Defesa chega aos 24 anos de criação. São quase duas décadas e meia de intensos trabalhos, de amparo ao povo brasileiro e de atuação na defesa das nossas fronteiras, no patrulhamento de rios e mares e na vigilância dos céus do Brasil.
O nosso desafio é defender este país de proporções continentais, com oito milhões e meio de quilômetros quadrados de superfície; 16.800 quilômetros de fronteiras terrestres com dez países da América do Sul; 7.500 quilômetros de costa marítima; zona de responsabilidade aérea de 22 milhões de quilômetros quadrados; e população próxima de 210 milhões de habitantes.
Temos o dever de garantir a nossa soberania sobre o território brasileiro, de atuar na integração nacional, de apoiar a população, de compor efetivos e meios no esforço nacional pela consolidação de um país unido e fraterno.
Mas a Defesa não se limita a isso. Somos um patrimônio humano de cerca de 270 mil militares ativos e 700 mil reservistas, parcela relevante e altamente qualificada da população brasileira. Homens e mulheres determinados, comprometidos com a defesa do Brasil e com a paz mundial.
Os dedicados profissionais das armas são a força de nossas Forças. São o espírito motivador, o amparo ao povo nos momentos de necessidade, as sentinelas dos mares, o braço forte mão amiga, as asas que protegem o País.
As ações desenvolvidas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica revestem-se de uma dimensão que ultrapassa a sua missão fundamental de defesa da pátria, da soberania e da integridade territorial, atingindo profundamente o espírito do povo brasileiro, com o qual se identificam e se integram.
Nesse contexto, destacamos o apoio dos Navios da Esperança; a Operação Carro Pipa; os Voos da Vida; as entregas do Programa Calha Norte; e os projetos sociais no âmbito do Ministério da Defesa, como Soldado Cidadão, Forças no Esporte, João do Pulo, Projeto Rondon e Atletas de Alto Rendimento.
Os civis e militares que integram a Defesa dão alma ao ministério, irmanados no mesmo sentimento de servir. Destaco o trabalho silente e fundamental do Hospital da Forças Armadas, da Escola Superior de Guerra, da Escola Superior de Defesa, do Censipam, do Ordinariado Militar do Brasil e dos outros setores desta pasta, que se esmeram na atenção ao País e aos nossos recursos humanos e a seus familiares.
Os grandes ramos do Ministério da Defesa: Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e Secretaria-Geral, com seus respectivos setores, também têm muito a comemorar nesta data, pois o resultado do trabalho que realizamos é reflexo de seu empenho e liderança.
Ao celebrar mais um aniversário de criação, o Ministério da Defesa enche-se de orgulho por consolidar sua missão como instituição central para a formulação de políticas e de estratégias, na direção superior da atuação das Forças Armadas, bem como na gestão setorial da pasta, que promove tão significativas entregas à nossa sociedade.
Também gostaria de mencionar, com bastante entusiasmo, a gratidão aos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante Olsen; do Exército Brasileiro, General Tomás; da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Damasceno; ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Aguiar Freire; ao Secretário-Geral Luiz Henrique; e a todos os que hoje são agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa.
Com respeito e admiração, cumprimento a cada um dos senhores e das senhoras. Destaco o valor deste reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, pela dedicação e pela prontidão que os tornam merecedores desta distinção honorífica.
Parabéns e muito obrigado àqueles que acreditam no Brasil e pela colaboração prestada à defesa nacional e às Forças Armadas brasileiras.
Brasília, 16 de junho de 2023.
JOSÉ MUCIO MONTEIRO
Ministro de Estado da Defesa