Notícias
Nota de esclarecimento: ao Editor do Portal UOL
Prezado Editor do Portal UOL,
O Ministério da Defesa (MD) esclarece que o artigo “6.671 militares receberam auxílio emergencial e não devolveram, diz Defesa”, publicado na Coluna Carla Araújo, no Portal UOL, é inverídico por dois aspectos: o número apresentado na manchete está absolutamente incorreto e jamais foi apresentado por este Ministério, conforme foi atribuído pela coluna.
O título do artigo, ao apresentar o número de 6.671 como sendo de militares que não restituíram o auxílio emergencial está absolutamente equivocado, uma vez que inclui 4.382 pensionistas, que não são, nem nunca foram militares, resultando em número três vezes superior ao real. Ressalta-se, uma vez mais, que o valor apresentado pela coluna jamais foi apresentado por este Ministério, conforme atribui o título.
Em relação à menção de que "foi depositado indevidamente para 50.645 militares", constata-se novo equívoco, uma vez que foram incluídos 9.442 pensionistas (que não são, nem nunca foram militares), bem como 7.291 casos nos quais não foi reconhecido o recebimento do benefício, com possibilidade de utilização indevida do CPF do militar, fraudes, e dentre outras, que estão sendo apuradas.
O MD, ao ser demandado, prestou todas as informações solicitadas, inclusive a de que mais de 96% dos militares da ativa já haviam efetuado a restituição, o que claramente representa um percentual superior às restituições efetuadas por qualquer outra categoria.
O MD e as Forças Armadas foram extremamente ágeis em providenciar as restituições, assim que os pagamentos indevidos foram identificados. Foi sempre mantida absoluta transparência do processo, com Notas à Imprensa e respostas a todas as demandas de jornalistas.
Entretanto, a coluna, aparentemente, optou por buscar um viés claramente negativo em um assunto já amplamente apresentado pela mídia, de modo que este Ministério se surpreendeu com o tratamento dado ao tema pela referida coluna.
Considerando o acima exposto, este Ministério solicita as providências necessárias à imediata correção das informações contidas no artigo, de modo a restituir a verdade dos fatos.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071