Notícias
Ministro da Defesa visita comissões desportivas no RJ
Rio de Janeiro (RJ), 9/3/2023 -
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado de comitiva, visitou, nesta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro, três instituições desportivas militares
,
responsáveis pela preparação de atletas de alto rendimento e pela realização de projetos e programas que beneficiam a sociedade e projetam a imagem do Brasil em competições internacionais. Foram visitados o Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN), o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
A comitiva percorreu as unidades militares, acompanhou apresentações sobre a atuação delas, conheceu atletas e assistiu a treinamentos. “Vou me empenhar ao máximo para que vocês continuem com esse entusiasmo. Estou muito orgulhoso por ser brasileiro e saber que o nosso País dispõe de tudo isso aqui”, elogiou o Ministro Mucio diante de autoridades e desportistas.
Alto Rendimento -
Um dos projetos de maior relevância do MD é o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) que, em 2023, completa 15 anos de contribuição para o desenvolvimento do desporto nacional. Por meio do PAAR, militares atletas treinam para competições nacionais e internacionais, em diversas modalidades, como atletismo, ginástica artística, basquete, tiro com arco e natação, entre outras. Graças ao PAAR, o Brasil já obteve resultados expressivos nas áreas militar e olímpica.
Atualmente, o programa conta com 574 militares atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além do PAAR, outro destaque é o Programa Forças no Esporte, também das três Forças, no qual crianças e jovens de comunidades vulneráveis praticam atividades desportivas no contraturno escolar. O objetivo é fazer inclusão social por meio do esporte.
Laura Nascimento Amaro descobriu a prática do esporte em 2013, por meio do Programa Forças no Esporte (PROFESP), quando ainda era adolescente. Em 2021, conquistou a primeira medalha feminina da história do Brasil em um mundial feminino de levantamento de peso, no Uzbequistão. Hoje, Laura integra o Programa Olímpico da Marinha e, há mais de dez anos, pratica o esporte. “O meu esporte é bem tradicional, de força, demonstra o poder das mulheres e tem muita representatividade para nós. Ingressei aqui em um projeto social e consegui dar continuidade no alto rendimento. Falar da minha carreira é a mesma coisa que falar de Marinha”, definiu ela.
Jade - A ginasta Jade Barbosa, medalhista olímpica, ingressou na Força Aérea no ano passado e agora terá a oportunidade de participar de campeonatos militares. “Uma das coisas mais legais é poder representar o País. Estou numa expectativa enorme para representar a FAB”, disse ela.
Além do Ministro José Mucio, p articiparam da visita o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais substituto, Herval Lacerda Alves; o Diretor do Departamento de Desporto Militar, Vice-Almirante Roberto Rossatto; e o Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar.
Por Mariana Alvarenga e Julia Campos
Fotos: Victor Chagas
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
Telefones: 55 61 3312-4071/4102