Notícias
Ministro da Defesa recebe primeiros brasileiros repatriados de Israel
Brasília (DF), 11/10/23 - O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, recebeu os primeiros 211 brasileiros repatriados, na madrugada desta quarta-feira (11), na Base Aérea de Brasília. Os passageiros desembarcaram do KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), a primeira aeronave enviada a Tel Aviv, capital israelense, no domingo (8), que deu início à maior operação de repatriação da história do Brasil, após ataques ocorridos em Israel.
Acompanhado da Ministra substituta do Itamaraty, a Embaixadora Maria Laura da Rocha e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Ministro Mucio falou em coletiva de imprensa, que o país foi o primeiro a iniciar a repatriação de seus nacionais. “O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro, que nós possamos apresentar condições a todos que desejarem voltar. O Brasil foi o primeiro país a iniciar essa operação, desde sábado a FAB está debruçada, nós temos um gabinete de crise aqui e outro em Tel Aviv, para que nós possamos trazer todos em paz de volta para suas casas.” afirmou.
A jornalista Darleide Alves é de São Paulo e estava em Israel gravando um documentário. Ela conta como foi para retornar ao Brasil. “Na segunda-feira nós tivemos a confirmação de que nossos nomes estavam na lista para esse voo. No primeiro momento, parecia que não era verdade de tão rápida que foi a resposta, de tanto que o plano foi prático. Nós recebemos ligações com objetividade, com muita organização, foi tudo surpreendente. Inclusive esse modo de fazer essa operação de alto risco, com uma complexidade que foi resolvida sempre com oficiais muito bem treinados, simpáticos. Foi de uma maneira surpreendente para todos nós e estamos muito agradecidos. Nada melhor do que estar em casa.”, disse.
De acordo com a FAB, até o próximo sábado (14), 900 nacionais retornam ao País. A missão de repatriação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o apoio do Ministério da Defesa (MD) por meio da FAB. Segundo dados do Itamaraty, mais de 1700 nacionais já solicitaram a repatriação. Estima-se que 14 mil brasileiros residem em Israel e 6 mil na Palestina, entre os quais 30 estão na Faixa de Gaza, e 60 em Ascalão e em outras zonas de conflito.
Saiba mais:
Por Laís Dornelas
Fotos: Hamilton Garcia
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071