Notícias
Ministério da Defesa realiza Estágio de Logística e Mobilização Militar
Brasília (DF), 26/04/22
- Com o objetivo de realizar capacitação na área de Logística e Mobilização Militar, 33 participantes - entre militares e civis oriundos do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas - iniciaram, nessa segunda-feira (25), o Estágio de Logística e Mobilização Militar 2022 (ELMM-2022). A atividade segue até o dia 6 de maio, nas dependências da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).
O ELMM 2022 é realizado sob coordenação da Subchefia de Logística Estratégica, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), em parceria com a ESD, que presta apoio de infraestrutura e supervisão acadêmica. O Comandante da Escola, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, abriu o evento e deu boas-vindas aos estagiários. Na ocasião, falou sobre a unidade de ensino, em especial do “Curso de Logística e Mobilização Nacional” (CLMN), também ministrado na ESD. “Muitos aqui são potenciais alunos do CLMN, uma complementação que poderá contribuir, ainda mais, com a missão de cada um em suas respectivas instituições”, disse.
O Subchefe de Logística Estratégica, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, participou da solenidade de abertura e destacou o papel da logística ao longo da história do País. “Tornou-se, indiscutivelmente, um fator condicionante para o curso de uma campanha militar e para o desenvolvimento de uma Nação”, afirmou.
Ele ressaltou, ainda, que o propósito do Estágio é nivelar conhecimento e promover intercâmbio de experiências e boas práticas nos assuntos relacionados à logística e à mobilização militar, de forma a contribuir para a evolução da doutrina de logística conjunta e para a interoperabilidade entre as Forças. “Isso vai permitir que sejam identificadas e minimizadas, com maior facilidade, as limitações, bem como potencializadas as possibilidades militares nos planejamentos operacionais”, declarou.
Estágio
As atividades de ensino são voltadas para o estudo teórico da logística conjunta. Entre os temas abordados, estão: doutrina; boas práticas e lições aprendidas em operações e exercícios conjuntos, em operações subsidiárias e de paz; e conhecimentos em outras áreas relacionadas à logística de defesa e à mobilização militar.