Notícias
Forças Armadas promovem ações de conscientização sobre o coronavírus
Brasília (DF), 24/07/2020 - O Comando Conjunto Sul, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, realizou campanha de conscientização e prevenção do novo coronavírus juntamente com atividade de Inspeção Naval na Lagoa dos Patos (RS). Ações semelhantes ocorreram no âmbito do Comando Conjunto Nordeste, por meio da Capitania dos Portos do Piauí, e no Comando Conjunto Norte, por meio da Capitania Fluvial de Santarém.
As atividades de Inspeção Naval têm como finalidade fiscalizar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica. Contudo, durante a pandemia de COVID-19, as organizações militares incluíram a conscientização da comunidade marítima por meio da distribuição de panfletos contendo recomendações de segurança no combate ao coronavírus.
Resgate no mar
Em ação coordenada entre a Marinha e a Força Aérea, o Comando Conjunto Nordeste realizou evacuação aeromédica de um tripulante do Navio Mercante Fairchem Blue Shark que apresentou sintomas de Covid-19. O resgate foi realizado após solicitação de assistência médica pelo navio de bandeira das Ilhas Marshall, que se encontrava a cerca de 140 quilômetros de Maceió (AL).
Para realizar o transporte, foi empregada aeronave H-36 Caracal, que decolou de Parnamirim (RN). O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate desceram até o convés, imobilizaram o enfermo e o içaram. Ao chegar em terra, ele foi transferido para a Santa Casa de Maceió onde recebeu atendimento médico especializado. A operação durou duas horas e quarenta e cinco minutos. A tripulação do helicóptero usou trajes especiais para minimizar o risco de qualquer contaminação.
Doação de sangue
Integrantes das Forças Armadas têm participado, voluntariamente, de campanhas de doação de sangue em diversas localidades do país. No âmbito do Comando Conjunto Sudeste, 23 militares do Tiro de Guerra Capivari doaram sangue em apoio à Secretaria de Saúde Municipal de Campinas (SP) e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Já no Comando Conjunto Sul, militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo (RS), realizaram a doação de sangue no Hemocentro Estadual do RS contribuindo para manter os estoques da instituição.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Por Tenente Carlôto, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: Divulgação/ Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação. Link 1 e Link 2
Saiba mais:
Forças Armadas intensificam fiscalização em rios para o combate de delitos na Amazônia
Forças Armadas intensificam ações de combate ao novo coronavírus
Ministro da Defesa acompanha atividades da Operação Verde Brasil 2 em Marabá
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071