Notícias
Forças Armadas higienizam locais públicos no Rio de Janeiro e realizam doação de sangue
Brasília (DF), 06/10/2020 – Militares da Marinha, por meio do Comando Conjunto Leste, realizaram na segunda-feira (5) ação de desinfecção na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais Especializados designou especialistas em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para a ação com o objetivo de combater a proliferação do novo coronavírus.
Em aproximadamente duas horas de duração, foram higienizados 13 andares ao total, abrangendo uma área de aproximadamente 1.600 m², proporcionando um ambiente mais seguro para o retorno das atividades dos servidores, que puderam acompanhar de perto o trabalho. A Superintendência Estadual visa promover apoio administrativo e logístico para os órgãos do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro.
Capacitação
Já a 1ª Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Exército habilitou 17 funcionários do colégio Logosófico, que fica em Brasília. No treinamento, os civis tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de descontaminação, regras de segurança, tipos de roupas protetoras e as medidas operacionais de proteção preventiva dentre outros assuntos de interesse para o adestramento em DQBRN.
Doação de sangue
Militares do 1º Regimento de Carros de Combate, por intermédio do Comando Militar do Sul, promoveram doação de sangue para o Hemocentro Regional de Santa Maria (RS). A ação teve como objetivo ajudar na reposição dos estoques da instituição e dos hospitais na região, além de contribuir no combate à epidemia do novo coronavírus.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Por Tenente Ederson, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. ( Link1 / Link2 / Link3 )
Saiba mais:
Forças Armadas realizam desinfecção do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió
Em ação inédita, veterinários das Forças Armadas atendem animais em aldeias indígenas
Capacitação e desinfecção ampliam prevenção contra a Covid-19
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071