Notícias
Desfile cívico-militar é a grande atração do 7 de setembro na Capital Federal
Brasília (DF), 7/9/2024- Na capital federal, brasilienses e turistas acompanharam, na manhã deste sábado (7), as festividades em comemoração ao 202º aniversário da Independência do Brasil. O evento foi marcado por simbolismos e homenagens, além da participação de atletas olímpicos, militares das Forças Armadas e estudantes, no tradicional desfile cívico-militar. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhou a celebração ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Este ano, a celebração teve como lema “Democracia e Independência - É o Brasil no rumo certo”. O evento apresentou três eixos: “G20: Brasil de volta ao mundo e o mundo de volta ao Brasil”; “União e reconstrução do Rio Grande do Sul”; e “Protegendo nossas crianças e salvando vidas: vacinação infantil e Mais Médicos”. Na primeira temática, 21 militares das Forças Armadas participaram do desfile, portando as bandeiras dos países integrantes da cúpula.
Ainda nos desfiles terrestre e motorizado, que tiveram a participação de 9 mil pessoas, destaque também para a participação de atletas militares do Programa Atletas de Alto Rendimento, o Paar, do Ministério da Defesa. Nos Jogos Olímpicos de Paris, os militares integrantes do Programa conquistaram 55% das medalhas do Time Brasil.
No evento, militares das Forças Armadas também participaram da homenagem à população civil, aos agentes e órgãos públicos que atuaram na reconstrução do Rio Grande do Sul. Há cerca de quatro meses, o estado gaúcho enfrentou o maior desastre natural de sua história.
Outras atrações da data foram as apresentações da Banda do Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, da pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro, de Brasília, e da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, que encerrou o desfile. A programação foi organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Semana da Pátria - Na capital federal, a Semana da Pátria teve início no dia 1º de setembro, com a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na praça dos três poderes. Neste mês, a Marinha do Brasil ficou responsável por conduzir a cerimônia, que contou com o hasteamento do pavilhão, apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, além da salva de 21 tiros de canhão e do desfile da tropa de honra da Força Naval.
As Forças Armadas também prepararam uma programação para adultos e crianças na “Exposição da Independência", que acontece neste sábado (7) e domingo (8), no Parque da Cidade. A mostra da Marinha tem exposições de viaturas, equipamentos, embarcações e maquetes de navios. Também foram disponibilizados ao público simuladores de paraquedismo. O repertório conta, ainda, com apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.
No estande do Exército, os visitantes podem conhecer viaturas, equipamentos e materiais utilizados em operações especiais. As crianças também podem participar de atividades e de passeios a cavalo, além de interagir com os mascotes do EB. Nos dois dias, haverá apresentação da banda do Exército.
Já a Força Aérea preparou uma visita à réplica da aeronave Gripen e exposições de maquetes de aeronaves e de viaturas. O público infantil pode conhecer de perto os mascotes da FAB. Quem passa pelo local também confere a apresentação da Orquestra Sinfônica da Aeronáutica.
No dia 15/9, haverá, ainda, o evento Portões Abertos na Base Aérea de Brasília.
Por Rayane Bueno
Fotos: Hisaac Gomes e Érico Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312 - 4071