Notícias
Defesa participa de Exercício Cibernético
Brasília (DF), 5/10/23 – Nesta quinta-feira (5), em comitiva interministerial, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhou o Exercício Guardião Cibernético 5.0, na Escola Superior de Defesa (ESD). O treinamento, de 2 a 6 de outubro, conta com a participação de 90 instituições e envolve áreas estratégicas do país, como Energia, Transporte, Recursos Hídricos, Comunicações, Biossegurança e Economia. A iniciativa contribui para integrar governo, setor privado e meio acadêmico na proteção do espaço cibernético nacional e das infraestruturas críticas do Estado.
Durante o exercício, promovido pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército (ComDCiber), os órgãos participantes devem reagir, de forma integrada, a situações simuladas de ataques cibernéticos que atingem as áreas sensíveis do Brasil. O comandante do ComDCiber, General de Divisão Alan Denilson Lima Costa, ressaltou a importância da atividade para uma resposta rápida em situações de crise. “Aqui, a gente consegue integrar todas as agências e órgãos estratégicos possibilitando que, durante um ataque, todos se conheçam e saibam suas funções”, disse.
Fizeram parte da comitiva o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Marcos Antonio Amaro dos Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Secretário-Geral do Ministério da Defesa (SG-MD), Luiz Henrique Pochyly da Costa.
Por Laís Dornelas
Fotos: Hamilton Garcia
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071