Notícias
Capacitação em desinfecção amplia prevenção contra o novo coronavírus
Brasília (DF), 06/09/2020 – O Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha, capacitou 46 colaboradores da Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU), na capital do Rio de Janeiro, para atuarem na desinfecção de suas dependências.
Militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DNBQR), orientaram os profissionais, na teoria e na prática, a adotarem medidas sanitárias adequadas ao cenário da pandemia, para a limpeza diária da instituição. A atividade ocorreu em 3 de setembro.
Doação de Sangue
Militares do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz) doaram sangue no Hemocentro de João Pessoa, conforme Plano de Operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Combate a incêndios
Nesse sábado (05), três focos de incêndio foram combatidos no município de Poconé, em Mato Grosso, nas regiões de Porto Jofre e Hotel Pantanal Mato Grosso. Militares e agentes debelaram, também, dois focos de incêndio nas localidades de Fazenda Santa Maria e Fazenda Rio Novo, em Barão de Melgaço, no mesmo estado. Ainda, foi realizado transporte administrativo, utilizando uma aeronave UH-12 da Marinha, em Poconé.
Em parceria com agências federais e estaduais, integrantes das Forças Armadas empregam aeronaves que transportam brigadistas e despejam água durante os sobrevoos, para conter as chamas. No total, 173 militares, 139 agentes, 40 viaturas, 11 aeronaves e duas embarcações estiveram à disposição das ações desse sábado.
Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.
O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso em incêndio florestal.
Por: Tenente Flávia, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação Forças Armadas
Para acessa fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. ( Link1 / Link2 / Link3 )
Saiba mais:
Militares entregam 630 kg de leite a hospital na Bahia
Benfeitorias contribuem para melhorar qualidade de vida de comunidades da Região Norte
Madeira ilegal e aeronaves são apreendidas em operações na Amazônia Legal
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071