Notícias
8 de maio - Dia da Vitória
DIA DA VITÓRIA
O mundo celebra hoje os 79 anos do “Dia da Vitória”, representando o momento histórico em que as tropas aliadas superaram as forças opressoras nazistas e fascistas. A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, foi o maior conflito armado já conduzido, resultando em sérias consequências financeiras e materiais, além das mais de 70 milhões de perdas humanas, entre civis e combatentes.
Na época, ainda restava um front a ser vencido, no longínquo Pacífico, mas a vitória dos aliados sobre as potências do Eixo na Europa, em 8 de maio de 1945, representou a vitória sobre o totalitarismo, que ameaçava a humanidade em meados do século XX; e segue, em nossos dias, como lembrança de todo esforço e sacrifício, fazendo-nos repensar sobre o significado da guerra, como ação política ou ideológica.
O Brasil participou ativamente e conduziu, em solo italiano e na defesa de nossa soberania, no mar, em terra, e no ar, ações valorosas, que contribuíram efetivamente para esse resultado, em defesa dos ideais de liberdade, paz e segurança.
Marinheiros, soldados e aviadores enfrentaram o desafio de combater forças experientes e determinadas, pagando um custo muito alto em vidas humanas e em meios materiais: 34 navios mercantes e de guerra foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar; 22 aviões abatidos em combate; e, aproximadamente, 500 militares perderam a vida nos combates terrestres.
Entretanto, esse sacrifício não foi inútil, especialmente ao vermos, hoje, o Brasil sendo respeitado como nação soberana, possuidor de Forças Armadas que gozam de elevada capacidade operativa e que buscam se modernizar para dissuadir qualquer ameaça, enfrentar e vencer as batalhas que o futuro pode nos reservar.
Registramos, com profundo apreço, o reconhecimento pelos feitos heroicos daqueles brasileiros, que lutaram e venceram um inimigo bem preparado e acostumado aos rigores do terreno e do clima.
As Forças Armadas de hoje são as legítimas herdeiras dessas tradições e orgulham-se de prosseguir no cumprimento de suas atribuições, fiéis às tradições e cientes de sua elevada responsabilidade, como instituições de Estado.
A Marinha, o Exército e a Aeronáutica evoluem, sempre com o compromisso de garantir a soberania do Brasil, de contribuir para o desenvolvimento nacional, de atender à população brasileira em momentos de calamidade, e de estarem permanentemente preparadas para agir sob a bandeira de organismos internacionais, em atenção aos compromissos dos quais o país é signatário.
Registramos, assim, ao comemorarmos o 79º aniversário do Dia da Vitória, o nosso respeito à memória e ao heroísmo dos brasileiros que lutaram e venceram, preservando os ideais de liberdade nos campos de batalha da Europa.
José Mucio Monteiro
Ministro de Estado da Defesa