Participação de Mulheres Militares e Policiais em Missões de Paz da ONU
Publicado em
23/05/2023 15h20
Atualizado em
25/10/2024 13h48
Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm se destacado cada vez mais nas Operações de Paz das Nações Unidas. No Brasil, em particular, as mulheres militares e policiais têm desempenhado um papel fundamental nessas missões. Desde 1992, quando o Brasil enviou suas primeiras representantes para uma Operação de Paz da ONU, elas têm marcado presença ativa em cenários que requerem ajuda humanitária com uma significativa contribuição nos cargos de destaque em diversas áreas, onde suas presenças são especialmente cruciais para lidar com situações sensíveis, proteger e promover os direitos das pessoas afetadas pelas consequências de conflitos e desastres.
A coordenação do Ministério da Defesa, juntamente com as Forças Armadas é fundamental na seleção, preparação e designação das mulheres para as Operações de Paz da ONU de forma eficiente e eficaz.
Alinhado com a Iniciativa A4P+, o Brasil tem buscado alcançar as metas de paridade de gênero nas diferentes missões de paz, bem como a designação para cargos na sede da ONU.