Notícias
Na última década, região Norte registrou o maior crescimento em taxas de suicídios do Brasil, o que motivou comunidade a solicitar ações com esse enfoque
Projeto Rondon promove oficinas sobre saúde mental em Governador Jorge Teixeira (RO)
O Projeto Rondon realizou a oficina “Equilíbrio integrado: a importância da saúde mental e cuidados corporais” no município de Governador Jorge Teixeira (RO), a 322 km de Porto Velho, nesta segunda-feira (22). A iniciativa, que ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal, faz parte da Operação Sentinelas Avançadas II, que passa por Rondônia neste mês.
Desenvolvida pelos alunos da Universidade Tiradentes - SE (UNIT), a atividade teve como objetivo promover o autocuidado e oferecer apoio emocional à comunidade, destacando a importância no reconhecimento de fatores de risco e na abordagem do tema de maneira educativa e acessível. A ação contou com meditação guiada, aferição de pressão e ausculta pulmonar e cardíaca.
A UNIT integra o Conjunto A da operação, que desenvolve atividades nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde
A estudante de Psicologia Marília de Oliveira, responsável pela oficina, explica que a escolha da temática atende uma demanda da população. “Nos últimos anos, houve um aumento de casos notificados no município de suicídio e tentativas de suicídio”, afirma.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2010 a 2021, o Norte registrou o maior crescimento nas taxas de suicídios entre as regiões do Brasil, com 56,6%. Em Rondônia, a taxa de mortalidade por suicídio chega a 8,67 casos a cada 100 mil pessoas - valor acima da média brasileira, de 7,45, e da média regional, de 6,97[1] .
Em 2019, a região Norte possuía a segunda maior taxa de suicídio entre jovens de 15 a 19 anos, com 9,7 casos a cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Centro-Oeste, com 9,8.
Com intuito de reforçar o tema da saúde mental no município, o Conjunto A promove atividades e oficinas com foco em autocuidado, beleza, mediação de conflitos, relação interpessoal, educação sexual e inclusão social nas escolas.
Além de atender às demandas locais, as iniciativas do Projeto Rondon apoiam também o cenário estadual. Em maio deste ano, o Ministério Público de Contas (MPC-RO) encaminhou ao estado e municípios uma série de medidas para o fortalecimento dos serviços voltados à saúde mental. Entre as medidas, estava recomendada a promoção e divulgação de ações para o atendimento da população.
Outras atividades
Simultaneamente à ação sobre saúde mental, o Conjunto B, formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - MG, realizou as oficinas “Como abrir MEI e formas de empreendedorismo” e “Soluções para o tratamento de água”. Ao final da manhã, cerca de 30 moradores foram capacitados e receberam certificados emitidos pelos rondonistas.
O professor Antônio Augusto Gonçalves, coordenador do Conjunto B, relata que o impacto do projeto na comunidade se constroi por meio da transformação do conhecimento e da relação cotidiana dos universitários e moradores.
“Vamos nos aproximando e criando uma tradução dos saberes e das trocas que temos dentro da universidade. [O Rondon] É a transformação através dos vínculos, mas também da materialidade que esses vínculos permitem construir”, explica o professor.
O Conjunto B produz conhecimento nas áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.
No período da tarde, a UNIT organizou o “Circuito de saúde” na Unidade de Saúde Básica (UBS) do município. Foram oferecidas testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, medição glicêmica, entre outros.
A professora Ana Célia Soares, coordenadora do Conjunto A, destaca que os atendimentos respondem a um pedido da comunidade, após a constatação de casos de hepatite e sífilis no último circuito.
Segundo a professora, a atividade é uma forma de incentivar a prevenção e o autocuidado entre a população. “É possível identificar várias doenças através do teste rápido”, afirma.
Para o prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz, o atual formato do Projeto Rondon traz conhecimento e capacita a sociedade para afazeres cotidianos do município. “Isso [a experiência no projeto] enriquece a vida de cada um como um todo”, diz.
Projeto Rondon
Com mais de 57 anos de história, o Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes universitários e comunidades do país. Ao empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, o projeto estimula importantes trocas visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
A ação conta com a parceria dos Governos Federal, Estadual de Rondônia, dos municípios selecionados e das Forças Armadas, nesta oportunidade, representadas pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e 5° Batalhão de Engenharia de Construção – 5°BEC, Organizações Militares do Exército Brasileiro que proveem Apoio Logístico à operação. Participam também professores e estudantes universitários de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), somando 252 pessoas.
Em julho deste ano, a Operação Sentinelas Avançadas II promove oficinas com temáticas de cultura, meio ambiente, saúde, justiça e direitos humanos, comunicação, tecnologia, trabalho e educação em 12 cidades do estado de Rondônia: Cujubim, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Anari, Alto Paraíso, Espigão d’Oeste, Machadinho d’Oeste, Cacaulândia, Ministro Andreazza, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Rio Crespo. Para saber mais, acesse as redes sociais do Projeto Rondon e do Ministério da Defesa.
Vinícius Graton - Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)