Notícias
Operação Mangabeiras 2024
O Projeto Rondon vai atender comunidades de 12 municípios em Sergipe entre janeiro e fevereiro de 2024
O Projeto Rondon vai atender comunidades de 12 municípios em Sergipe entre janeiro e fevereiro de 2024
Brasília, 21 de dezembro de 2023 - O Ministério da Defesa (MD) promove, entre os dias 19 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, a Operação Mangabeiras no estado de Sergipe. A Operação terá como centro regional a cidade de Aracaju e atenderá 12 (doze) municípios do Estado. São eles: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco, Tomar do Geru.
O Projeto Rondon contribui com ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades, o que já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em várias regiões do País.
A iniciativa envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e conta com a parceria do Governo do Estado de Sergipe e dos municípios participantes. Contará, também, com o apoio do Exército Brasileiro, nesta oportunidade, representado pelo 28° de Batalhão de Caçadores, Organização Militar do Comando Militar do Nordeste, da Federação das Associações de Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e com a valiosa contribuição das Instituições de Ensino Superior participantes que são universidades públicas e privadas dos estados do Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Operação Sergipe - A atividade terá a participação de 252 Rondonistas, professores e estudantes universitários, que realizarão trabalhos voluntários no período de férias, em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável nos municípios sergipanos. Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: "A" (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e "B" (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).
Para atuar na comunicação, foi firmada parceria com a Universidade Tiradentes, que percorrerá todos os municípios durante a operação. A equipe dessa universidade contará com dois professores dos cursos de Comunicação Social e 10 estudantes da área, que serão responsáveis pela cobertura jornalística e produção de conteúdo. As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais realizadas pelos Rondonistas junto às comunidades e ao Projeto Rondon, como vetor de fortalecimento da Soberania Nacional.
Em Sergipe, o Projeto Rondon iniciou as atividades em 2007, com a Operação Centenário Da Comissão Rondon/Sergipe. Desde então já ocorreram mais quatro operações: Verão Fevereiro e Inverno em 2008; Rio dos Siris em 2011 e Operação São Francisco em 2013.
Ações multiplicadoras
Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 91 Operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.320 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação. O Programa capacitou 25.127 Rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon
Ministério da Defesa
Lediane Queiroz - (61) 2023-5398 e (61) 98310-9466